Ouvindo...

Betim mantém UBSs abertas neste sábado para atender casos de arboviroses

De acordo com a Secretaria, o objetivo é diminuir a alta demanda de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs)

A iniciativa, que compõe as ações do município no combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti

Neste sábado (15), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas para atender pacientes com sintomas de dengue, chikungunya e zika em Betim, Região Metropolitana de BH. As UBSs Angola, Alterosas, Guanabara e Teresópolis irão funcionas das 8h às 17h.

A iniciativa, que compõe as ações do município no combate às arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, vem sendo realizada nos últimos quatro sábados. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, nos quatro dias de abertura foram 2010 pacientes atendidos e 61 exames feitos.

De acordo com a Secretaria, o objetivo é diminuir a alta demanda de atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que devem ser procuradas apenas em casos mais graves e urgentes, direcionando casos mais leves para as UBSs.

O balanço da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira (14), aponta que Betim notificou 2.271 casos de dengue no município, sendo 1.651 prováveis. Já de chikungunya, foram 141 notificados com u óbito. Não houve notificação de casos de zika.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.