Ouvindo...

Prefeitura de Betim irá fazer audiência pública para propor alterações de leis urbanísticas

Lei de Parcelamento de Solo, Lei de Regularização Fundiária e a Lei de Estudo de Impacto de Vizinhança serão apresentadas na audiência

Os projetos de lei serão enviados à Câmara Municipal na segunda

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), irá realizar, na próxima terça-feira (11), às 14h, uma audiência pública para apresentar alterações em três leis que tratam de parcelamento e regularização do solo no município.

A reunião vai ser transmitida pelo Youtube de Betim. No evento, serão apresentadas novas propostas para as leis urbanísticas de Parcelamento de Solo, Regularização Fundiária e Estudo de Impacto de Vizinhança. O objetivo é que, por meio das atualizações, os empreendimentos possam se adequar à realidade do mercado e do interesse do público para aumentar as possibilidades do poder de compra da população e atrair mais investimentos para cidade.

A Lei de Parcelamento de Solo ordena o espaço urbano destinado ao uso e ao desenvolvimento do solo à habitação. A Lei de Regularização Fundiária busca garantir o direito à moradia, à qualidade e à sustentabilidade urbana e ambiental. Já a Lei de Estudo de Impacto de Vizinhança busca a instalação de empreendimentos residenciais, comerciais ou industriais em equilíbrio com as características de cada região da cidade, garantindo a qualidade ambiental e de vida da vizinhança, aliada ao desenvolvimento.

Quando a audiência pública, os participantes terão até quinta-feira (13), às 12h, para sugerir mudanças no plano de alterações. Os projetos de lei serão enviados à Câmara Municipal na segunda (17) para posterior apreciação e votação dos vereadores.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.