O projeto Emaús Hakuna Matata, implementado em todos os continentes e em inúmeros países pelos grupos de Emmaüs International, vai inaugurar a nova sede na rua José Bispo Lisboa, número 1250, na Vila Maria, em Lagoa Santa na Grande BH. O evento está marcado para o próximo dia 8 de abril.
O grupo atua há mais de 50 anos e “tem transformado pessoas, comunidades e regiões, atuando na luta pelos que mais precisam”, explica Jessica Chiffot, presidente do projeto.
Fundado por Henri Groués, mais conhecido como Abbé Pierre, o movimento internacional de solidariedade para a justiça “Emaús”, nasceu na França em 1954. Henri dedicou a vida na luta contra a fome, contra a pobreza e a favor da democracia.
“Emmaüs Internacional, reflete e reproduz as suas convicções, e sua longa vida de amor ao próximo. Na França e em todos os continentes, Abbé Pierre continua a inspirar aqueles que lutam por dignidade e pelos direitos básicos e fundamentais de cada indivíduo”, reforça a presidente.
Origem do nome
O nome “Emaús”, que significa “riacho quente”, remete a uma região localizada na Palestina, conhecida também como Nicópolis. Localizada a 30 quilômetros a oeste de Jerusalém, o povoado é bastante conhecido, em função da história de Jesus Cristo narrada no Evangelho de São Lucas: “quando dois viajantes voltavam de Jerusalém entristecidos pela morte de Jesus e, Este se juntou a eles na viagem. Ao dividirem a refeição naquela noite, eles reconheceram o Cristo ressuscitado.”
Evento
A inauguração do novo espaço está marcada para o próximo dia 8 de abril, sábado, a partir das 9h, na Rua José Bispo Lisboa, número 1250, Conjunto Habitacional Vila Maria, em Lagoa Santa, na Grande BH. Na ocasião será apresentado pelo grupo o Bazar Solidário Emaús.
Missão
O Emmaüs Internacional, está presente em todos os continentes, trabalhando como “Provocadores de Mudanças”, e desenvolve atividades socioambientais voltadas ao resgate dos que mais precisam.
“A base do trabalho está na coleta, recuperação e redistribuição de bens, dos quais as pessoas não precisam mais, promovendo a reintegração e reinserção social, geração de trabalho e renda, resgate da cidadania e autoestimas de indivíduos em situação de vulnerabilidade”, destaca a presidente Jessica Chiffot.
No Brasil, o grupo está presente desde 1963, e é representado por onze associações distintas em diversos estados da Federação.