Ainda repercute nas redes sociais o vídeo que mostra um raio atingindo uma quadra de futebol na cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, na última segunda-feira (27). Amigos que fazem parte do Rock Gol Uberaba disputavam uma pelada no momento que o raio caiu. Um dos peladeiros costuma filmar os jogos e flagrou o fenômeno. Chovia forte na hora da queda.
Apesar do susto, ninguém se feriu. “Na hora, a gente ficou muito assustado. Começamos a correr e gritar para o pessoal sair da quadra. Foi todo mundo para baixo de uma casinha que tinha lá", disse o advogado Anderson Félix ao Uol.
Sobre raios
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inepe) responde dúvidas sobre raios. Veja abaixo
Um raio pode atingir diretamente uma pessoa?
A chance de uma pessoa ser atingida diretamente por um raio é muito baixa, sendo em média menor do que 1 para 1 milhão. Contudo, se a pessoa estiver numa área descampada embaixo de uma tempestade forte, esta chance pode aumentar em até 1 para mil. Entretanto, não é a incidência direta do raio a maior causadora de mortes e ferimentos. Geralmente, são os efeitos indiretos associados a incidências próximas ou efeitos secundários dos raios que trazem risco. As descargas também provocam incêndios e queda de linhas de energia.
Se uma pessoa for atingida por um raio, o que pode acontecer?
A corrente do raio pode causar queimaduras e outros danos a diversas partes do corpo. A maioria das mortes de pessoas atingidas por raio é causada por parada cardíaca e respiratória. Grande parte dos sobreviventes sofre por um longo tempo de sérias sequelas psicológicas e orgânicas.
Como saber se o raio caiu perto?
A luz produzida pelo raio chega quase instantaneamente à visão de quem o observa. Já o som (trovão) demora um bom tempo, pois a sua velocidade é menor. Para obter a distância aproximada da queda do raio, em quilômetros, basta contar o tempo (em segundos) entre o momento em que se vê o raio e se escuta o trovão e dividir por três.
Qual o local com maior incidência de raios no Brasil?
A região entre Coari e Manaus é a região que mais tem raios do Brasil. A região amazônica deverá ter um aumento na incidência do fenômeno nas próximas décadas.
Por que o Brasil é o país campeão mundial em incidência de raios?
No Brasil, caem 77.8 milhões de raios por ano e a explicação é geográfica: é o maior país da zona tropical do planeta - área central onde o clima é mais quente e, portanto, mais favorável à formação de tempestades e de raios.