Ouvindo...

Caso Lorenza de Pinho: começa o julgamento do promotor André de Pinho, acusado de matar a mulher

Promotor André Luis Garcia de Pinho é julgado pelo assassinato de Lorenza Maria Silva de Pinho, 41 anos à época, dopada e asfixiada

Promotor André Luis Garcia de Pinho é acusado de matar a própria mulher, Lorenza Maria Silva de Pinho, em 2 de abril de 2021

Começou às 9h15 desta quarta-feira (29) o julgamento do promotor André Luis Garcia de Pinho, 53, acusado de assassinar da própria mulher, Lorenza Maria Silva de Pinho, com 41 anos à época. Um corpo composto por 25 desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) decidirá condená-lo ou não a partir da denúncia oferecida pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) em agosto de 2021, quatro meses após o crime.

André de Pinho é julgado por homicídio qualificado – feminicídio, motivo torpe, uso de recurso que dificulta a defesa da vítima e asfixia.

Mãe dos cinco filhos de André, com quem permaneceu casada por cerca de duas décadas (até ser morta), Lorenza foi envenenada e estrangulada pelo próprio marido na madrugada de 2 de abril de 2021, segundo laudo do Instituto Médico Legal (IML). O crime aconteceu no apartamento da família, um imóvel de alto padrão no bairro Buritis, à região Oeste de Belo Horizonte.

Promotor André de Pinho nega ter matado a mulher.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.