Ouvindo...

Ministério da Saúde lança campanha de combate à tuberculose e reforça ações para eliminação da doença no Brasil

A mobilização chama atenção para os principais sintomas, como tosse por três semanas ou mais, febre e emagrecimento

Uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose é a vacina BCG

O Ministério da Saúde lança, nesta sexta-feira (24), a Campanha Nacional de Combate à Tuberculose. A iniciativa reforça a importância de medidas de prevenção, diagnóstico e tratamento.

A mobilização chama atenção para os principais sintomas, como tosse por três semanas ou mais, febre e emagrecimento. A campanha também reforça que o diagnóstico e o tratamento estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS).

O Ministério da Saúde também disponibiliza, a partir deste mês, um novo teste de urina para o diagnóstico da tuberculose em pessoas vivendo com HIV com imunodepressão avançada. O reconhecimento precoce é fundamental para iniciar o tratamento no tempo correto e aumentar as chances de cura, principalmente entre a população que tem maior risco para sintomas graves.

Uma das principais formas de proteção contra casos graves da tuberculose é a vacina BCG, recomendada pelo Calendário Nacional de Vacinação logo após o nascimento. Nos últimos anos, houve uma redução importante da cobertura vacinal. Em 2018 era registrado 88% de cobertura vacinal, enquanto, desde 2019 o índice não passou de 88%.

O Brasil faz parte dos países prioritários para o enfrentamento à doença, elencados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e está entre os 30 países do mundo com maior índice de transmissão da doença. O compromisso do país é zerar o número de famílias afetadas pela tuberculose.

Além de ampliar o acesso ao diagnóstico e ações de prevenção, está prevista a criação do Comitê Interministerial para a eliminação da doença. O Brasil deve participar ainda da 2ª reunião de Alto Nível pelo Fim da Tuberculose na ONU.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha

Jornalista pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, trabalhou na produção de matérias para a rádio, na Central Itatiaia de Apuração e foi produtora do programa Itatiaia Patrulha. Atualmente, cobre factual e é repórter da Central de Trânsito Itatiaia Emive.