Ouvindo...

Cadela sem olhos e orelhas vira celebridade em BH e mostra vida com leishmaniose

Dudinha, uma yorkshire de 10 anos, faz tratamento contra a leishmaniose e tem mais de 32 mil seguidores no Instagram

Dudinha, atualmente, tem uma vida normal e feliz

Uma cadela da raça yorkshire virou celebridade de Belo Horizonte após a dona criar um perfil de instagram para mostrar sua história de superação. Duda, apelidada de Dudinha, é uma cachorra de 10 anos diagnosticada com leishmaniose, e precisou fazer uma cirurgia para retirar os olhos e as orelhas durante o tratamento da doença.

Em agosto de 2022, Dudinha foi adotada por sua nova tutora, a médica veterinária Patrícia Freitas, que se sensibilizou por sua história. A antiga tutora da cadela tinha morrido e os familiares não tinham condições de mantê-la.

“Quando levaram a Duda para a Clínica ela realmente estava no estado muito ruim e chegou-se até a custar a questão de eutanásia, porque ninguém podia dar continuidade ao tratamento e a leishmaniose é uma doença que não pode ficar sem tratamento, ela já estava com sintomas já preocupantes. Quando eu vi que ela tinha dado uma melhorada eu falei ‘não vou deixar fazer eutanásia, vou ver se eu consigo um lar temporário e a gente faz o tratamento e depois que ela arrumar um dono’”, explicou Patrícia.

Enquanto aguardava a adoção e dava início ao tratamento contra a Leishmaniose, a Duda ficou na casa da Patrícia, mas as duas acabaram se apegando uma à outra e a médica veterinária a acolheu permanentemente.

“Quando o tratamento começou ela veio para casa comigo e inicialmente ia ser um um lar temporada, mas ela se apegou demais a mim e eu me apeguei demais a ela. Não teve jeito, foi paixão mesmo. No meio desse tratamento a gente fez a cirurgia dos olhos, porque eles estavam muito feridos, ela já não enxergava. Quando foi Janeiro, ela começou a ter uma recaída de novo e as orelhinhas feriram muito e ela chorava muito e começou a ficar anêmica, aí eu optei em fazer a cirurgia da orelha porque ela já sofreu o que tinha que sofrer nessa vida e eu não ia deixar sofrer mais”.

Presença nas redes

Após as duas cirurgias, Duda apresentou melhora exponencial e, com o tratamento, hoje tem uma vida melhor ao lado da nova família. No instagram pessoal, Patrícia compartilhava fotos e vídeos da cadela e começou a conquistar seus seguidores, que pediram uma rede social especial só para a Dudinha.

“Decidi fazer um Instagram porque aí a gente fala sobre leishmaniose, mostra antes e depois dela, para mostrar que Leishmaniose tem tratamento e que o animal deficiente pode ter uma vida normal, uma vida plena. Assustadoramente cresceu no início de fevereiro quase 32 mil seguidores aí. Teve um vídeo dela que teve mais de 2 milhões de visualizações”

O objetivo, agora, segundo a Patrícia, é mostrar para as pessoas como dar uma boa qualidade de vida para os pets mesmo que eles tenham deficiências, e inspirar as pessoas a não desistirem de seus animais.

“As pessoas estão conseguindo ver que podem dar uma nova chance para os bichinhos, que não devem desistir, que às vezes o bichinho tá muito feio, mas que a transformação pode acontecer com amor, carinho, dedicação e com um bom veterinário acompanhando”.