O fechamento da rua Sapucaí, entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales, a partir de domingo (12) em Belo Horizonte, altera o ponto de ônibus de oito linhas, em Belo Horizonte. A mudança, que vai ocorrer de 8h às 15h, faz parte do Projeto Centro de Todo Mundo e será usada para avaliar a implantação de uma via de pedestres no local.
As linhas SC01A, SC03A, 8203, 8205, 8405, 9103, 9104 e 9210 terão os pontos de embarque e desembarque desativados na via em frente aos números 383 e 153, sendo transferidos para a avenida Assis Chateaubriand, 499, e avenida Francisco Sales, 199.
O desvio será feito pelo viaduto da Floresta, avenida Assis Chateaubriand, avenida Francisco Sales, rua Sapucaí. Para organizar o fluxo de veículos, agentes da Unidade Integrada de Trânsito (BHTrans, Guarda Municipal e Polícia Militar) vão monitorar o trânsito e orientar motoristas e pedestres.
Projeto
A alteração experimental faz parte do Projeto Centro de Todo Mundo e será usada para avaliar a implantação de uma via de pedestres no local. A proposta é que o trecho se transforme num espaço de convivência para a população.
A rua Sapucaí é opção de lazer e convivência dos moradores e turistas que aproveitam os bares e restaurantes como ponto de encontro para desfrutar da gastronomia e arquitetura da capital.
“Com o fechamento, a expectativa é que a via se torne ainda mais relevante para o lazer da cidade e importante experiência de ocupação do espaço público”, explicou a prefeitura.
Ainda, segundo a prefeitura, a rua Sapucaí passará por um processo de revitalização. O projeto inclui novo mobiliário urbano, com arborização e paisagismo, arquibancada mirante e quiosques.
“O acesso local dos moradores e os serviços de carga e descarga aos comerciantes será preservado. O resultado desse estudo será debatido com a comunidade para avaliar a implantação do projeto.”
Trânsito
No domingo (12), das 8h às 15h, será realizada a interdição do trânsito na rua Sapucaí, entre as avenidas Assis Chateaubriand e Francisco Sales;
Placas serão implantadas com antecedência proibindo estacionamento no trecho para garantir a segurança dos pedestres durante o estudo;