As vagas para castração gratuita de cães e gatos abertas na manhã desta segunda-feira (27) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) se esgotaram em três horas após o órgão liberar as inscrições. Foram ofertadas cerca de 3 mil vagas para agendamento. Moradores também enfrentam problemas para acessar o serviço.
“A Secretaria Municipal de Saúde informa que o sistema de agendamento apresentou instabilidade nesta manhã, mas o problema já foi solucionado. As cirurgias serão realizadas em março e as marcações devem ser feitas pelo portal da Prefeitura”, informou por meio de nota.
O vendedor Gentil Simões, de 56 anos, tentou pelo segundo mês consecutivo uma vaga para castrar a cadelinha Brina, de um ano. Ele deixou até um bilhete para não se esquecer de acessar o site logo cedo. “Tentei hoje cedo de novo também e o sistema caia toda hora”, disse. Ele tentou ainda pelo telefone, mas sem sucesso.
A agenda é aberta mensalmente, no final do mês, e a secretaria não trabalha com o sistema de fila de espera. Por isso, quem não conseguir vagas deve esperar a abertura do mês seguinte para tentar novamente.
No final do mês de março será aberto o agendamento para as cirurgias de abril.
Para passarem pelo procedimento, os animais precisam ter no mínimo 4 meses de idade e no máximo 8 anos. Os filhotes de gatos precisam pesar mais de 1,5kg. Todos os animais vão passar por avaliação médica prévia para identificar problemas de saúde que podem impedir a cirurgia.