Ouvindo...

PBH amplia campanha de vacinação contra Meningite C até fim de abril; veja quem pode se vacinar

Pessoas de 16 a 30 anos, estudantes, professores e profissionais da saúde podem se imunizar com a vacina Meningocócica C

A meningite meningocócica (infecção das membranas que recobrem o cérebro) é causada pela bactéria Neisseria meningitidis

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a campanha de vacinação contra a meningite C até o dia 30 de abril. A ação estava prevista para terminar nesta terça-feira (29) e se inicou em novembro de 2022.

Segundo a PBH, podem se vacinar crianças de até 10 anos, profissionais da saúde, professores de educação técnica e superior, alunos de escolas técnicas e nível superior acima de 16 anos e de 16 a 30 anos que ainda não se vacinaram contra a doença.

Para receber a dose, o cidadão precisar ter cadastro em um Centro de Saúde da capital e apresentar documento de identificação com foto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, nove casos de meningite foram registrados em BH em 2022, sendo que dos pacientes tinha menos de um ano de idade e o restante mais de 20.

Meningite é a inflamação das meninges, que são membranas finas que a medula espinhal e o encéfalo, que compreende, entre outros órgãos, o cérebro. A meningite bacteriana, ou meningocócica, é considerada a forma mais grave da doença, seus principais sintomas são: febre, dores de cabeça, rigidez na nuca e confusões mentais, além de manchas avermelhadas na pele nos casos mais graves. A doença é transmitida por gotículas no ar e secreções, e é causada por bactérias.

Leia mais: