O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro) marcou nova assembleia geral com os trabalhadores da categoria para esta segunda-feira (20), às 10h, na sede da CUT-MG, no bairro Colégio Batista.
A reunião vai decidir o rumo da greve dos metroviários, que acontece desde a última quarta-feira (15). Na última assembleia, realizada no sábado (18), o sindicato optou por manter a paralisação, com as 19 estações de metrô fechadas.
Após solicitação judicial da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU-MG), o Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG) determinou o bloqueio completo das contas bancárias de responsabilidade do Sindmetro.
O TRT-MG determinou funcionamento de escala mínima de 70% na circulação dos trens, além da atuação da equipe de segurança em 100% da jornada. Em caso de descumprimento, o Sindimetro-MG deverá pagar multa de R$ 100 mil por dia. Durante o carnaval, entre os dias 17 e 22 de fevereiro, a multa diária será de R$ 150 mil.
Na última sexta, a CBTU-MG protocolou pedido à Justiça para que o valor da multa diária ao Sindmetro, devido à paralisação, passe para 1 milhão de reais.
(Com informações de Jovana Meirelles)