O esquema especial de transporte coletivo para o Carnaval 2023 começa a valer no próximo sábado (18) na capital mineira. De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), o planejamento, que vai até a próxima terça-feira (21), tem ampliação no quadro de horários, acréscimo de viagens e rotas especiais com alterações nos itinerários e nos pontos de embarque e desembarque de passageiros.
A PBH reforça que as linhas alimentadoras das estações São Gabriel, Vilarinho, Venda Nova, Pampulha, Diamante e Barreiro estão preparadas para atender os usuários
Desvios
Várias linhas do transporte coletivo municipal vão começar a ser desviadas no começo da manhã de sábado (18), com a concentração de foliões na Praça da Estação. A partir das 10h começa a operação para interditar as vias do Centro, que vão ser reservadas para desfiles dos blocos. Agentes da BHTrans vão orientar os passageiros sobre as mudanças nas linhas e nos itinerários.
As estações do Move e BHBUS (Diamante, Barreiro, Venda Nova, Vilarinho e Pampulha) vão operar normalmente, 24 horas por dia. As estações de transferência das avenidas Cristiano Machado, Antônio Carlos, Pedro I e Vilarinho estarão abertas 24 horas, das 4h de sábado (18) até 1h de quinta-feira (23).
Já as estações Rio de Janeiro e São Paulo estarão fechadas sábado (18), das 4h às 11h59, por causa dos desfiles de blocos na região. O atendimento vai ser realizado nas estações Tamoios e Carijós. As estações voltam ao normal a partir de 12h. As estações Tamoios e São Paulo vão abrir todos os dias entre 4h e 1h do dia seguinte. Fora deste horário, o atendimento vai ser realizado nas estações Carijós e Rio de Janeiro.
Para orientar foliões e usuários do transporte coletivo, vão ter quatro pontos do “Posso Ajudar”, na Avenida Amazonas com Caetés (próximo à Praça da Estação), Praça Sete, Praça Afonso Arinos e na Praça da Savassi.
Táxi
Serão implantados 16 pontos de táxi no entorno das áreas reservadas para desfiles dos blocos, na Área Central. Faixas em amarelo vão indicar os locais aos foliões. Confira o mapa dos pontos de táxi no Portal da Prefeitura.
Transporte por aplicativos
Quem optar pelo transporte por aplicativos é importante entender que os veículos não poderão acessar às áreas de desfiles de blocos. Planeje bem as viagens e opte por esperar os veículos nas vias à margem das áreas de desfile de blocos.
Leia também: