O fim de semana inicia com
“A combinação entre aquecimento de uma indisponibilidade de umidade favorece a ocorrência das típicas pancadas de verão a partir da tarde na capital mineira. Assim como no Noroeste, Central Mineira e na Zona Mata. A tendência é de redução das chuvas no Norte, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce”, explica Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com a meteorologista, o céu fica parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada nestas regiões. “Por outro lado, intensificam as áreas de instabilidade e aumentam as chuvas no Triângulo Oeste, Sul e Campo das Vertentes. Nesse setor, céu nublado intercalado por momentos de mormaço ou abertura com pancadas de chuva e trovoadas isoladas”, destaca Anete.
Se considerado todo o estado, a mínima registrada foi de 3ºC no Sul e a máxima pode alcançar 35ºC no extremo Norte à tarde.
Domingo
No domingo (29), conforme a meteorologista, “a tendência é de intensificação das instabilidade principalmente no Sul e Campo das vertentes”. Além disso, aumenta-se o volume de chuva em todo o Centro-Sul e Oeste Mineiro.
Já na capital permanece a condição de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Porém, com um leve aumento na temperatura em Belo Horizonte - mínima de 17º e máxima de 30ºC.
Por outro lado, na faixa Norte e Leste de Minas existe apenas a possibilidade de chuva isolada.