Ouvindo...

Carnaval de Ouro Preto não será realizado na praça da UFOP após decisão do Conselho Universitário

Risco de deslizamento no Morro da Forca foi decisivo; circulação de pessoas está limitada no local

Risco de deslizamento no Morro da Forca foi decisivo; circulação de pessoas está limitada no local

O risco de novos deslizamentos no Morro da Forca, em Ouro Preto, região Central de Minas, foi determinante para que o Conselho Universitário (Cuni) não liberasse a Praça da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) para realização de atividades do Carnaval 2023. Decisão foi tomada nessa quarta-feira (25).

A questão foi colocada em discussão pela reitora Claudia Marliére após se reunir com pesquisadores e a Defesa Civil que indicaram que a responsabilidade estaria a cargo na UFOP.

A circulação de pessoas no local está limitada devido a movimentação de terra do Morro da Forca em 7 de janeiro. Em janeiro de 2022, houve um que soterrou dois casarões da Praça da Estação.

Por meio de nota, a UFOP justificou a decisão com base em avaliação da Defesa Civil.

“Em decorrência do risco da movimentação de terra, foi indicado pela Defesa Civil que o prédio onde funciona a Procuradoria Jurídica e o Salão Mariana do Centro de Convenções permaneçam sem ocupação por tempo indeterminado. A Prefeitura Municipal de Ouro Preto indica a viabilidade da realização de eventos, com estratégias de evacuação, mas informa que não serão feitas obras adicionais até o Carnaval.”

Como a circulação de pessoas não apresenta garantias de segurança e somado ao risco do som utilizado nos shows, “o Conselho optou por tomar a posição mais conservadora. Por isso, a Praça da UFOP e demais espaços do Centro de Convenções não serão disponibilizados para a realização de eventos dos blocos ou outras atividades do carnaval ouropretano.”

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022