Jornalistas da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais (Arfoc MG) realizaram, na manhã desta quinta-feira (19), uma manifestação contra os recentes casos de violência e pela liberdade de imprensa.
Os profissionais posicionaram suas câmeras fotográficas no chão e estenderam lonas pretas com os escritos #ImprensaLivre e #Chega em frente ao Sindicato de Jornalistas de Minas Gerais, no Centro de Belo Horizonte.
“Integrantes da Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de MG realizam um protesto contra a banalização da violência contra jornalistas, repórteres fotográficos e cinematográficos, estas que vêm se repetindo nos últimos anos e, agora, seus profissionais se reúnem na frente ao Sindicato dos Jornalistas para fazer um ato em agravo para dizer um basta”, afirma, um dos manifestantes.
Episódios de agressões a profissionais da imprensa foram vistos nas últimas semanas na capital mineira em frente à Companhia de Comando da 4ª Região Militar, na avenida Raja Gabáglia.
Repórteres de canais de comunicação locais foram atacados por manifestantes bolsonaristas, que agrediram e tentaram destruir os equipamentos utilizados pela imprensa para as coberturas.