Ouvindo...

Greve de ônibus começa em BH nesta segunda-feira; Estação São Gabriel é fechada

Motoristas de ônibus começaram greve às 0h de segunda-feira (16); eles reivindicam reajuste salarial

Estação São Gabriel na manhã desta segunda-feira

Motoristas de ônibus de Belo Horizonte começaram uma greve a partir de 0h de segunda-feira (16) para reivindicar reajuste salarial, retorno do tíquete alimentação no período de férias e mudança de profissionais por intervalo.

Os reflexos aparecem nos pontos de ônibus e estações logo no início da manhã. Segundo a BHTrans, apenas 15% dos coletivos do Move circulavam na Estação São Gabriel, na região Nordeste de Belo Horizonte. Por volta das 05h45, sindicalistas conseguiram fechar a estação, e somente os passageiros que já haviam entrado puderam utilizar os coletivos.

Estações

A Itatiaia verificou que as estações Vilarinho e Pampulha funcionam parcialmente, assim como Barreiro e Diamante - com no máximo 70% da frota.

Demora

Matheus Rodrigues Mateus chegou na estação cedo com medo de não conseguir ir ao trabalho. “Cheguei mais cedo hoje por conta da greve. Trabalho na Avenida Afonso Pena e fiquei receoso. Algumas pessoas estão conseguindo pegar o ônibus, mas tá demorando demais. Mas, não sabemos como vai ser a volta para casa”, disse.

Leia também:

Mais cedo, um agente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) informou que, aproximadamente, 15% dos Move estariam circulando na São Gabriel. Entretanto, por volta das 6h, o local foi totalmente fechado.

“O último ônibus saiu às 6h. Disseram que não vai sair mais. É uma causa justa. Hoje, o motorista está fazendo duas funções e ganhando uma só. Isso sem falar nas condições precárias, ônibus lotados e com defeitos”, informou Rogério José Borges.

Sobre a paralisação

A paralisação foi convocada na última sexta-feira (13), e apesar do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) ter acatado o pedido de reajuste em audiência na noite deste domingo (15), a greve está mantida. Às 10h de segunda-feira acontece uma nova tentativa de mediação.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.