O Governo de Minas Gerais lançou o “Carnaval da Liberdade”, iniciativa que tem o objetivo de incentivar blocos caricatos, escolas de samba, grupos carnavalescos e festas tradicionais em todos os municípios do Estado, após dois anos de folias sob efeitos da pandemia da Covid-19.
Em Belo Horizonte, diversas atrações e espaços estarão dedicados aos foliões. Dentre eles, está um lounge, que será instalado na Praça da Liberdade e vai servir para “recarregar as energias”. O Aeroporto Internacional de BH, em Confins, terá ainda um espaço específico para informar sobre os destinos turísticos de Minas.
“O programa Carnaval da Liberdade foi criado para que o Carnaval dos municípios mineiros e capital possa se estruturar e se desenvolver, considerando a importância turística e cultural dessa festa. Minas Gerais se consolida com um destino de Carnaval no país e, com essa iniciativa, poderá oferecer uma festa cada vez mais atrativa, alegre e organizada. A Liberdade Mora em Minas - e o Carnaval também. No nosso estado, podemos encontrar a diversidade dessa festa tão democrática, com blocos caricatos, ritmos e expressões artísticas que terão cada vez mais incentivos para se fortalecerem”, afirma o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.
A organização das festividades na capital será da Fundação Clóvis Salgado (FCS), com programação se iniciando dia 3 de fevereiro, no 2º Encontro Estadual das Afromineiridades, no Palácio das Artes. Este ano, BH também vai receber o desfile das escolas de samba na avenida Afonso Pena, atração mais que conhecida do público.
Para garantir a segurança e normalidade da folia, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros estarão presentes de forma estratégica nos pontos de festas. O investimento no Carnaval da Liberdade supera R$ 5,6 milhões, incluindo recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com foco em projetos ligados à temática de cultura carnavalesca, como apresentações musicais, teatrais, dança, artes visuais e audiovisuais, além de festas populares ou outras manifestações culturais.