Segurança de jornalistas no trabalho é tema reunião com sindicato, OAB e Ministério Público

Encontro também formalizou entrega de representação com relatos de agressões sofridas por profissionais

Procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior recebeu representação com relatos de agressão a jornalistas durante o trabalho

Representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) se reuniram nesta quarta-feira (11) com o Ministério Público do Estado para discutir atuação no combate à violência contra profissionais da imprensa no exercício da função.

Uma representação foi entregue ao MPMG com relatos de jornalistas vítimas de agressões físicas e verbais em frente ao Comando da 4ª Região Militar do Exército, na avenida Raja Gabaglia, região Oeste de Belo Horizonte. O documento pede que medidas sejam adotadas para garantir a segurança da categoria durante o trabalho.

“O jornalista é o guardião da nossa democracia. Quando um jornalista é agredido, há, também, uma agressão à liberdade de imprensa, aos direitos humanos, à democracia e ao estado democrático de direito. É de suma importância que, conjuntamente, consigamos promover ações para coibir essa violência”, afirmou Lina Patrícia Rocha, vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas.

Rocha citou ainda o fato de o sindicato receber, constantemente, relatos de agressões sofridas pelos profissionais no trabalho. “Os casos são muitos e isso gera um trauma para a categoria que, hoje, tem medo de sair para trabalhar”, completou.

Ao fim da reunião, o procurador-geral de Justiça Jarbas Soares Júnior, afirmou que os fatos pontuados serão investigados “para que a sociedade tenha uma rápida resposta”.

“Não podemos admitir que em um estado democrático de direito, os jornalistas sejam violentados. O Ministério Público vai instaurar uma investigação e esperamos concluir rapidamente, uma vez que existem imagens e testemunhas. Além disso, estamos estudando, também, a implementação de uma política permanente no MPMG que atue contra a violência à liberdade de imprensa. Nosso objetivo é ter um órgão que funcione para defender essas balizas do regime democrático. A liberdade de imprensa é predicado do estado de direito e da democracia”, concluiu.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.

Ouvindo...