Ouvindo...

Prefeitura de Governador Valadares decreta situação de emergência devido à cheia do Rio Doce

Prefeitura destacou mais de 11 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, e afirma que nível do rio começou a baixar

Transbordamento do Rio Doce afetou, direta ou indiretamente, 15 mil moradores de Governador Valadares

O prefeito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, André Merlo (sem partido) decretou situação de emergência na cidade nesta terça-feira (10). Nos últimos dias, a prefeitura vem registrando alagamentos em decorrência da cheia do Rio Doce, atingindo, direta e indiretamente, 15 mil pessoas que vivem em cerca de 23 bairros à margem do rio.

O executivo municipal confirma 447 desabrigados, e estima também que cerca de 11 mil pessoas estejam desalojadas por conta da chuva. Imagens feitas na cidade mostram alguns efeitos do transbordamento, que preocupou moradores.

Em nota, a prefeitura explica que o decreto “considera os riscos às vias públicas, edificações particulares, áreas de ocupação e em prédios públicos, inclusive o risco de desabastecimento de energia e água potável, além da real dificuldade do pleno e integral funcionamento dos serviços públicos municipais. Também leva em conta a segurança de pessoas e de bens públicos ou particulares, além da obtenção de recursos financeiros e outros fatores, de maneira a resguardar os interesses públicos.”

Dessa forma, o município pode obter recursos federais e estaduais para a recuperação da cidade, além de facilitar a liberação do FGTS às pessoas cujos imóveis tenham sido afetados pelas chuvas. Também nesta terça, a Defesa Civil informou que o nível do Rio Doce começou a baixar. Na medição feita às 16h, o nível do rio na régua do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) era de 3,34 m.