Ouvindo...

Várzea das Flores chega a 89% da capacidade e moradores de Santa Isabel são retirados das casas

Capacidade de armazenamento da represa é de 100%. Volume cresce a cada dia

Famílias são removidas para abrigo em Betim por ameaça de transbordamento da Várzea das Flores

A represa da Várzea das Flores, em Betim na região metropolitana, está perto de atingir a capacidade máxima de 100%. Nesta segunda-feira (9), conforme informações da Copasa, o índice está em 89,16%. De ontem para hoje, houve um aumento de 2,32%. Quando a represa chega no limite, a vazão acontece de forma automática por meio de um vertedouro e a água invade ruas e casas na Colônia Santa Isabel, região do Citrolândia.

Devido ao risco, moradores começaram a ser retirados das casas e levados para abrigos da prefeitura, durante operação iniciada nesse domingo (8). O volume de água da represa tem subido deste a última sexta-feira (6) e o local é monitoramento diariamente pela Superintendência de Defesa Civil em conjunto com outras pastas da gestão municipal.

Moradora da Colônia Santa Isabel, Francielle Cristian, 28 anos, vive com oito pessoas em casa e o rio já chegou a atingir a cerca da residência. Por precaução, eles acharam melhor ir para o abrigo da prefeitura.

“Começou a subir o nível da água lá. Subiu muito. E como no ano passado, praticamente na mesma data, aconteceu a mesma coisa, a gente acabou perdendo muita coisa por esperar pra ver se a água ia subir e acabou subindo de uma vez. Como desta vez a água subiu muito e passou até da cerca da minha casa, a gente achou melhor tirar as coisas, correr, antes de perder tudo.”

A estrutura do abrigo conta com colchonetes, cobertores, travesseiros, produtos de higiene pessoal, dentre outros. Também são oferecidas às famílias quatro refeições completas: café da manhã, almoço, lanche e jantar. Mais de 50 profissionais estão diretamente envolvidos nos trabalhos.

Com informações da repórter Talyssa Lima.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.