A Defesa Civil Nacional reconheceu a situação de emergência em mais 20 cidades do País atingidas por desastres naturais. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial da União (DOU). Entre as cidades, seis são de Minas Gerais.
A maior parte dos reconhecimentos foi concedida a municípios que enfrentaram chuvas intensas. Ao todo, são 12 nessa condição: Arinos, Bela Vista de Minas, Carmo da Mata, Dom Silvério, Marliéria e Santa Ifigênia de Minas, em Minas Gerais; Ibicaraí, na Bahia; Fundão e Jaguaré, no Espírito Santo; Flores de Goiás, no estado goiano; Guaratuba, no Paraná; e Rio Negrinho, em Santa Catarina.
Outras duas cidades foram atingidas por enxurradas. São elas: a cidade goiana de Petrolina de Goiás e o município catarinense de Siderópolis. Já em Quatro Barras, no Paraná, foram registradas inundações.
As cidades em situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecido pela Defesa Civil Nacional estão aptas a solicitar recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para atendimento à população afetada.
Leia mais:
As ações envolvem socorro, assistências às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura destruída ou danificada. A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD).