Ouvindo...

Chuva: encosta cede e interdita rua na região Oeste de Belo Horizonte

Defesa Civil alerta para o risco geológico até o próximo domingo (8)

Deslizamentos nesta manhã de sexta

Parte de um barranco cedeu e despejou lama na pista na madrugada desta sexta-feira (6) no bairro Estoril, na região Oeste de Belo Horizonte.

O incidente ocorreu a Rua Desembargador Edésio Fernandes. Uma faixa da rua esta interditada e os motoristas usando apenas a faixa da direita. A reportagem da Itatiaia flagrou, em 15 minutos, a queda de barro ao chão, pelo menos, três vezes.

Já na Rua Roma, na mesma região, um outro deslizamento de terra. Pedaços de pedra e terra formam um monte que interdita uma das faixas da rua.

Leia também: Em seis dias, já choveu mais de 40% do esperado para janeiro em três regiões de Belo Horizonte
Belo Horizonte terá fim de semana com chuva; veja como fica a previsão

Choveu mais de 40% do esperado de chuva para o mês de janeiro em três regiões de Belo Horizonte em apenas seis dias. São elas: Barreiro (44,1%), Oeste (43,8 %) e Centro-Sul (42,2%). Desde o dia 1º até às 6h desta sexta-feira (6), foram mais de 140 milímetros. A média para todo o mês é de 330,9 milímetros.

Com isso, o órgão atualizou o alerta vermelho para risco geológico na capital mineira em seis regionais (Venda Nova, Norte, Noroeste, Oeste, Centro-Sul e Barreiro). O alerta é válido até o próximo domingo (8).

Nesta sexta-feira (6), a previsão meteorológica indica que o dia será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva, de intensidade moderada a forte, com possíveis raios e rajadas de vento ocasionais. A temperatura mínima foi de 18 °C. A máxima estimada é de 22 °C.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.