A Defesa Civil Nacional promoveu, nesta quinta-feira (5), uma reunião técnica para se preparar para as chuvas intensas que estão previstas para parte do país, incluindo Minas Gerais. Mais cedo, o Instituto Nacional de Meteorologia divulgou
A principal ação do órgão é alertar os moradores dos locais afetados pela chuva das previsões, perigos e prevenções. Os serviços de alerta estão disponível para todos os municípios de Minas Gerais por meio dos aplicativos de mensagens Whastapp e Telegram, além do
Preparação
A preocupação da Defesa Civil é evitar os principais riscos que vêm com as chuvas intensas. Por isso, o diretor do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Armin Braun, reforçou a importância da população seguir as orientações das autoridades.
“Especialmente neste período de verão, os principais riscos estão relacionados a escorregamento de terra e a inundações, que costumam acontecer nos estados do Sul e Sudeste e no sul da Bahia. Então nossa principal preocupação está relacionada com esses eventos”.
O ex-secretário nacional da Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas Alves, explica que, no período de chuva, o órgão se junta para prevenir, mitigar e se preparar para as emergência.
“A Defesa Civil é composta por cinco fases. As fases de prevenção, mitigação e preparação pras emergências ocorre antes do desastre. Depois dos desastre, as outras duas são a resposta e a reconstrução. A preparação para as chuvas é uma ação importantíssima que visa alertar os municípios para as ações, para as possibilidades de desastres e orientá-los sobre as ações que devem ser feitas antes, durante e depois do desastre”.
Saiba como receber alertas
Os alertas de chuva, granizo, vendavais, deslizamentos e alagamentos podem ser recebidos gratuitamente e não há limite de locais cadastrados. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 ou pelo link
Em seguida, é preciso enviar alguma mensagem, como “Oi”. Assim, o robô irá responder dando orientações, e o usuário poderá compartilhar sua localização de interesse para receber os alertas dos órgãos e defesa civil local.
Podem ser cadastradas várias localizações diferentes, pensando nos lugares que frequenta, que deseja monitorar ou mesmo se for fazer alguma viagem. A pessoa pode compartilhar a localização na mensagem (toque em Anexar > Localização); digitar o CEP e clicar em enviar ou, simplesmente, digitar o nome do município e enviar. Essas áreas de interesse podem ser editadas a qualquer momento.
Para receber alertar por meio do SMS, a pessoa deve mandar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP da sua residência, e passa a receber as informações no seu celular. Também é possível receber alertar por meio do Telegram, seguindo um