Metroviários suspendem greve e metrô de BH volta a operar normalmente nesta sexta

Decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira (22), pouco depois do leilão que definiu a privatização da CBTU

Operação do metrô de BH volta à normalidade às 0h desta sexta

Os metroviários decidiram retomar as atividades do metrô de Belo Horizonte a partir desta sexta-feira (23). A decisão foi tomada durante assembleia na tarde desta quinta (22), na região Central da capital.

A medida se deu também pouco depois do encerramento do leilão que definiu a privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), que administra o serviço em BH. Os trens voltarão a circular com quadro de horários normal, após greve deflagrada pela categoria na semana passada, em protesto contra possíveis consequências da privatização aos funcionários da companhia.

De acordo com o secretário-geral do Sindicato dos Metroviários, Daniel Glória Carvalho, a decisão se deu “apesar da venda da CBTU”. “Na avaliação da categoria e do sindicato, não faria sentido a gente manter um movimento, visto que todas as entidades envolvidas no processo entram em recesso”, afirmou.

“O sindicato continua lutando pelo emprego dos trabalhadores, vamos acompanhar agora a fase de habilitação da empresa que venceu o leilão, e vamos seguir juntando forças para brigar pelo emprego e direitos trabalhistas dos empregados da CBTU”, completou.

Daniel confirmou que a comunicação do fim da greve já foi expedida pelo presidente da CBTU, e o documento foi encaminhado ao advogado do sindicato para notificação junto ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT).

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.

Ouvindo...