Previsões meteorológicas indicam que Belo Horizonte pode registrar mais de 200 mm de chuva entre esta sexta (16) e quinta-feira (22), como informado pela prefeitura da capital. O número, segundo o executivo, “implica em um impacto significativo do ponto de vista hidrológico e geológico”, e por isso, vai exigir atuação preventiva e emergencial.
A partir deste sábado (17), equipes de órgãos municipais estarão em alerta 24 horas para atuação imediata. Isso inclui a Defesa Civil, Companhia Urbanizadora e de Habitação de Belo Horizonte (Urbel), Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Secretaria de Assistência Social e Cidadania, BHTrans e Guarda Municipal. Centenas de profissionais estão envolvidos.
De acordo com o Cel. Waldir Figueiredo, Subsecretário de Proteção e Defesa Civil, os cuidados precisam ser redobrados por parte da população, especialmente por conta da previsão de volume excepcional de chuva em curto espaço de tempo. Veja as recomendações:
Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva;
Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos;
Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores;
Atenção especial para áreas de encostas e morros;
Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para a Cemig (116) ou Defesa Civil (199).
Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil e saia de casa. Só retorne após vistoria da PBH.
Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
A prefeitura cita também o risco geológico, que é alto em BH justamente pelo alto volume de chuva acumulada nos últimos dias, como ressalta o Cel. Figueiredo. São citados sinais como trincas nas paredes, rachaduras no solo, estalos e inclinação de postes ou árvores. Em casos como esses, a recomendação é ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros ou Defesa Civil, já que há risco de deslizamentos no local.
Se necessário, haverá o bloqueio de vias com risco de alagamento, como também vem sendo visto em BH.
Alertas
Moradores de BH podem ainda se cadastrar para receber alertas prévios de risco de chuva forte, granizo, e outros fenômenos meteorológicos via SMS. Basta enviar o CEP de residência para 40199, e as mensagens serão enviadas de forma gratuita.