Devido ao aumento dos casos da Covid-19, o uso de máscara volta a ser obrigatório em ambientes fechados da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A decisão foi tomada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus da instituição.
“Nós fizemos essa recomendação com base nos dados epidemiológicos da pandemia. É importante que se diga que a pandemia não acabou e que nós entendamos que estamos vivendo um apagão de dados”, disse Alexandre Reis, integrante do comitê e professor do departamento de farmácia.
“Vários estados não fornecem os números de casos e de óbito. Entretanto, órgãos que monitoram a pandemia têm mostrado um aumento importante”, continuou.
Ele ainda destaca que parte importante da comunidade acadêmica da UFOP não tomou dose de reforço. “Isso torna essas pessoas ainda mais vulneráveis à infecção pelo coronavírus. E estamos num momento pré-natal, pré-festas de fim de ano, e nós devemos reforçar os cuidados”, disse.
“Outras medidas de prevenção também estão sendo tomadas, como a vacinação, o distanciamento e, sempre que que possível e necessário, a higienização das mãos com álcool”, disse o texto.
A universidade ressalta que “a pandemia da COVID-19 ainda não acabou e que, por isso mesmo, devem ser seguidos os protocolos sanitários que garantiram a redução e melhor controle da doença até aqui”.
Em 12 de setembro, o uso de máscaras passou a ser facultativo nos ambientes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A nova recomendação ainda não foi publicada.