Um detento de 31 anos morreu dentro da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, nesta quarta-feira (9). Durante a conferência nominal, às 6h, policiais penais notaram que Webert André Vital não respondeu, e estaria desacordado.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), o Samu foi imediatamente acionado, e o óbito do homem foi constatado às 6h40. Até o momento, não se sabe a hora exata ou as causas da morte.
“O Departamento Penitenciário de Minas Gerais realiza todos os protocolos necessários, como a abertura de Procedimento Interno para investigar administrativamente a ocorrência”, informou a pasta. A perícia da Polícia Civil esteve na unidade e investiga o caso.
Ainda, a Sejusp comentou possíveis denúncias de familiares do detento, que indicavam falta de atendimento médico ao homem. A pasta negou a informação, mas confirmou que a direção vai apurar os fatos e, “caso necessário, serão aplicadas as medidas administrativas legais cabíveis”.
Detenta morre no Sul de Minas
Na penitenciária de Três Corações, no Sul do Estado, uma detenta de 40 anos morreu também na manhã desta quarta. Segundo a Sejusp, nesta madrugada, as presas de uma das celas chamaram as policiais penais dizendo que uma detenta estava morta.
A mulher foi encontrada caída no chão do banheiro, e duas outras presas assumiram a autoria do crime, que ainda não foi esclarecido. Elas foram ouvidas e levadas para a delegacia da Polícia Civil, que investiga também esse caso.
A direção da unidade também abriu investigação preliminar para apurar o fato.
(Com informações de Estela Torres)