Ouvindo...

Defesa Civil emite alerta de chuva torrencial e não descarta possibilidade de tornado

Em documento meteorológico divulgado, a Defesa Civil cita possibilidade de um Vórtice Ciclônico em grande parte de MG

A previsão é de chuvas extremamente fortes até às 10h do dia 10/11

A Defesa Civil de Minas Gerais divulgou um documento, do Instituto Mineiro de Gestão de Águas (Igam) e o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge) com previsões meteorológicas válidas até às 10h desta quinta-feira (10). A previsão cita possibilidade de chuva torrencial em grande parte de Minas Gerais, incluindo a Região Metropolitana, e não descarta a chance de um tornado.

“Há previsão de tempo severo em todo centro/sul de Minas, com tempestades supercelulares provocando vendaval, granizo de grande tamanho (>6 cm) ou com acumulação e, em algumas localidades, chuva torrencial. Essas tempestades serão de caráter isolado e podem também produzir tornados fracos”, diz o documento.

Ainda, há previsão de tempestades severas isoladas previstas para o noroeste do estado, o Vale do Rio Doce, Centro-Oeste de Minas e Triângulo Mineiro. Em Belo Horizonte o tempo será instável, com previsão de tempestades severas durante a noite.

Ainda segundo o documento, BH e parte da região metropolitana está sob alerta nível 2 de tempestade. Isso significa que haverá tempestades também produzirão rajadas de vento severas e chuva torrencial, além da presença de uma forte camada fria e presença de granizo de diâmetro grande (4 – 6 cm).

A Zona da Mata será a região mineira mais afetada, sob alerta nível 3, com tempestades com acumulados acima de 60 mm em 1 hora, granizo muito grande de 8 cm a 10 cm de diâmetro e rajadas de vento severas.

De acordo com o documento, há presença de um Vórtice Ciclônico contribuindo para a formação de tempestades severas em grande parte de Minas Gerais.