Ouvindo...

Fila para regularizar CadÚnico dobra o quarteirão em Santa Luzia: ‘Não aguento ficar em pé'

Algumas pessoas passaram a noite na fila para conseguir uma senha

Com problema de saúde, José Carlos Aquino, 52 anos, encara longa fila no São Benedito

Moradores de Santa Luzia, na Grande BH, enfrentam fila que dobra o quarteirão no bairro São Benedito, na manhã desta sexta-feira (28), para atualizar o CadÚnico, principal instrumento para a inclusão de famílias de baixa renda em programas sociais do governo Federal, como o Auxílio Brasil. A fila começou a se formar às 23h dessa quinta-feira (27) e muitos passaram a noite no local.

A distribuição de senhas começou às 8h e o atendimento vai até às 17h, no CRAS São Benedito, na avenida Brasília.

O movimento ocorre após a Prefeitura de Santa Luzia convocar um mutirão para regularizar o cadastro de beneficiários que estão há mais de dois anos sem atualização ou para quem teve a inscrição bloqueada. O morador que não corrigir no problema no mutirão perderá o acesso a benefícios sociais importantes. É o caso do desempregado José Carlos Aquino, 52 anos. De bengala, ele chegou ao local às 5h da madrugada.

“Não aguento nem ficar em pé, as pernas estão inchadas. Já vim aqui umas três vezes e não consegui (atualizar). Pediram um documento do meu sobrinho, só que ele não está morando lá em casa agora. Sou eu sozinho. Não tenho pai, não tenho mãe”, disse o trabalhador.

Dona Maria de Jesus teve o pagamento suspenso e tenta regularizar a solução. “Está muito complicado, porque tenho netos dentro de casa e sobrinhos que eu crio. Tenho uma menina de 5 anos e dependo desse auxílio”.

Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.