Ouvindo...

Professor de escola estadual é preso em BH por suspeita de assédio

Homem teria feito seis vítimas, e foi denunciado por uma aluna, irmã de um jovem que teria sido assediado

Um professor da Escola Estadual Celso Machado, na região do Barreiro, em Belo Horizonte, foi preso na manhã desta quinta-feira (20) acusado de assédio. Ele foi denunciado por uma aluna, que é irmã de uma vítima, também estudante da instituição.

Segundo a Polícia Militar, o docente teria feito seis vítimas. Todos foram encaminhados à Delegacia de Orientação e Proteção à Criança e Adolescente (Dopcad) para depoimento. Procurada, a Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) diz ter acionado a corporação após reunião entre diretores e responsáveis pelos alunos. O local conta com um ponto de apoio da PM.

“O serviço de inspeção escolar da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana B, responsável pela escola, esteve no local para orientar a direção e realizar uma apuração interna dos fatos, que seguirão para análise do órgão central da SEE/MG para aplicação das medidas administrativas cabíveis”, afirmou a pasta.

A SEE disse ainda que “está elaborando um Plano de Enfrentamento ao Assédio Sexual nas Instituições de Ensino, em parceria com a Controladoria Geral de Estado, para atuar em três frentes: prevenção, detecção e apuração”. O objetivo é prevenir a ocorrência de casos do tipo, e melhorar o tratamento dado após o acontecimento.

“A SEE/MG repudia quaisquer manifestações de violência e assédio sexual, bem como reforça que a escola é um espaço sociocultural de valorização das práticas de respeito. A SEE não compactua com eventuais desvios de conduta de seus servidores, os quais são apurados com rigor e celeridade, guardando o direito à defesa”, completou.

Em nota, a Polícia Civil confirmou ter recebido a ocorrência de suposto abuso, e esclareceu que, “de acordo com os relatos, os fatos teriam acontecido em data anterior, portanto, fora do estado de flagrância”. O caso segue em investigação.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Leia mais