A Polícia Militar (PM) alerta para um novo golpe que está se espalhando pelo Brasil: o do “presente de aniversário”. A prática consiste em entregadores clonarem cartões após abordarem as vítimas afirmando que há um presente de aniversário enviado por um “remetente misterioso”.
Os criminosos então solicitam o pagamento de uma suposta taxa de entrega. Porém, o problema é que a maquininha de cartão apresentada trata-se de um powerbank adaptado para clonar cartões.
Segundo a PM, para concluir a falsa entrega, os golpistas insistem que o pagamento seja feito exclusivamente via cartão, obrigando a vítima a inseri-lo no equipamento de clonagem.
Outro risco da prática, além do financeiro, é que muitos desses presentes são alimentos como chocolates, bolos e doces, que, sem uma origem confirmada, podem gerar intoxicação.
A Polícia Militar de Minas Gerais publicou um vídeo onde traz informações sobre o golpe. Assista:
Clique aqui e veja o vídeo 👇 pic.twitter.com/l8XwQPl5VS
— Itatiaia (@itatiaia) November 27, 2025
MG: Audiência de instrução de policial que matou criança em briga de trânsito é marcada Vídeo: homem fica quatro dias preso em buraco, sobrevive comendo mangas e é resgatado em MG Atingidos pela tragédia de Mariana alertam para prazos e falta de acesso ao acordo
Como se proteger do golpe?
- Não aceite presentes misteriosos;
- Desconfie de entregadores que cobram taxas inesperadas;
- Compartilhe esta informação com familiares, principalmente idosos, para evitar que caiam nesse golpe.