Ouvindo...

Feira de Resíduos propõe ‘mercado com base na economia circular’

Evento realizado pelo Sindilurb, FIEMG e Sebrae quer disseminar conceito do aproveitamento de resíduos entre empresas

Já pensou um mundo onde as empresas aproveitassem os resíduos de matérias-primas uma das outras, levando às vias de fato o conceito do “nada se perde, tudo se transforma”? Disseminar essa ideia e ajudar as iniciativas privadas a colocarem o conceito em prática é o principal tema da 1ª Feira Mineira de Resíduos que acontece hoje (6) e amanhã (7) de outubro, no Centro de Inovação e Tecnologia (CIT/SENAI). O evento é uma iniciativa do Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos (Sindilurb-MG), em parceria com a FIEMG e o Sebrae.

A proposta, inédita em Minas Gerais, é estabelecer um mercado de resíduos com base na chamada economia circular, conceito que, na prática, significa o aproveitamento dos resíduos de matérias-primas entre um grupo de empresas. “Trata-se de um modelo onde nada se perde e tudo é sempre reaproveitado. Os pilares são a reutilização, recuperação e reciclagem de matérias-primas e energia buscando o melhor uso dos recursos naturais. Esse modelo surgiu como um contraponto ao modelo econômico linear, de extração de matéria-prima, transformação, uso e descarte de resíduos, que está se tornando insustentável”, explica o presidente do Sindilurb-MG, Mauricio Sigaud Ferreira.

Segundo ele, a feira será uma grande mostra de tecnologias para o setor de limpeza urbana e industrialização dos resíduos e, também, um importante salão de negócios, apresentando diversos tipos de materiais que podem se transformar em insumos, seja para a indústria ou para a geração de energia. “Precisamos transformar os resíduos em ativos ambientais. Essa é a proposta deste evento”, disse.

Programação

A secretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Marília Carvalho de Melo, abrirá o ciclo de palestras, na quinta-feira (6), falando sobre os novos projetos e políticas públicas para o setor. Ainda no primeiro dia, o diretor do Instituto Gestão Brasil, José Carlos de Faria, vai conduzir a discussão sobre a tarifa de coleta de resíduos. Já o presidente da Associação Brasileira de Resíduos Sólidos e Limpeza Pública (ABLP), João Gianesi, apresentará os desafios da compostagem dos resíduos sólidos urbanos. O Crea-MG abrirá a programação do segundo dia, abordando o “Projeto de Apoio a Cooperativas de Catadores de Materiais - Sustentabilidade: Um Compromisso de Todos”. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site do evento: http://sindilurb.com.br/1-feira-mineira-de-residuos/

Maria Teresa Leal é jornalista, pós-graduada em Gestão Estratégica da Comunicação pela PUC Minas. Trabalhou nos jornais ‘Hoje em Dia’ e ‘O Tempo’ e foi analista de comunicação na Federação da Agricultura e Pecuária de MG.



Leia mais