Ouvindo...

Belo Horizonte oferece, de graça, passeios pelos principais cartões postais da cidade; confira

Capital tem roteiro especial na Semana Nacional do Turismo que integra visita ao Museu Mineiro, Museu de Arte Popular e edifício Acaiaca

Os passeios a pé foram elaborados com o intuito de proporcionar aos moradores revisitar pontos da cidade com novos olhares

Nesta semana nacional do turismo, os belo-horizontinos podem aproveitar pra conhecer melhor a história da cidade. Os moradores terão três dias na semana com roteiros a pé gratuitos por pontos turísticos da cidade guiados por profissionais da área.

Os passeios a pé foram elaborados com o intuito de proporcionar aos moradores revisitar pontos da cidade com novos olhares, vivenciando experiências com ênfase na história, na arte urbana e na arquitetura da cidade. Os roteiros serão guiados por Neuma Horta, guia de turismo, historiadora e mestre em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB).

Confira o roteiro

29/9 (quinta-feira): manhã

Praça da Liberdade: Visita à Praça da Liberdade, que abriga prédios históricos que foram transformados em museus e espaços com vocação para a arte, a cultura e a preservação do patrimônio.

9h: Ponto de encontro em frente coreto da Praça da Liberdade;

9h15: Início da visita guiada pela Praça da Liberdade;

10h: Visita interna no Museu Memorial da Vale;

10h30: Início da visita no CCBB;

12h: Encerramento.

30/9 (sexta-feira): tarde

Museus da Cidade: a caminhada levará os participantes a três museus com muita história para contar: o Museu Mineiro, o Ponto Cultural CDL e o Museu de Arte Popular. Uma tarde de vivências em espaços com muitos vínculos entre histórias e pessoas.

13h: Ponto de encontro em frente ao Museu Mineiro;

13h15: Visita no Museu Mineiro;

14h15: Saída do Museu Mineiro, com destino ao Ponto Cultural CDL;

14h25: Chegada no Ponto Cultural CDL e visita guiada interna;

15h10: Saída do Cultural CDL com destino Museu de Arte Popular;

16h: Visita no Museu de Arte Popular;

17h: Encerramento.

1º/10 (sábado): manhã

BH: Arte e Arquitetura: O passeio inicia-se com uma visita à Igreja de São José. Após, caminhada pelo Centro, passando pelos edifícios Acaiaca, Sulacap e Sulamérica, além do prédio do Castelinho, os participantes seguirão pelo Viaduto de Santa Tereza até a Rua Sapucaí, onde poderão admirar as empenas pintadas por artistas do Projeto CURA (Circuito de Arte Urbana). O encerramento será no Museu de Artes e Ofícios, com o intuito de estabelecer um paralelo entre a arte tradicional e as formas de manifestações contemporâneas.

8h30: Ponto de encontro em frente à Igreja de São José;

8h40: Visita guiada na Igreja de São José;

9h10: Edifícios Acaiaca, Sulacap e Sulamérica (Mural do artista Robinho Santana - CURA);

9h30: Caminhada pelo Viaduto de Santa Tereza (Mural Milu Correch e Mural Marina Capdevila - CURA);

9h: Rua Sapucaí com Mirante Cura (murais de Davi Melo, Thiago Mazza, Comum, Empena de Letras, Acidium Project, Hyuro, Criola e Priscila Amoni);

10h: Caminhada até o Museu de Artes e Ofícios;

10h20: Visita guiada do Museu de Artes e Ofícios;

12h: Encerramento.

Os interessados em curtir a iniciativa da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) devem retirar os ingressos on-line.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.