Ouvindo...

Anvisa aponta empresas que teriam vendido propilenoglicol contaminado: saiba quais

Resolução da pasta proíbe uso e determina recolhimento de produtos feitos a partir de lotes que estariam contaminados

Anvisa publicou imagens que ilustram os rótulos para ajudar identificação e recolhimento

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução que complementa as medidas de fiscalização ligadas ao propilenoglicol com indícios de contaminação por monoetilenoglicol. Segundo a publicação desta quinta-feira (29), seis empresas estariam envolvidas na venda e distribuição de propilenoglicol que pode estar contaminado, e intoxicou e matou mais de 40 animais em todo o Brasil.

Dentre as empresas, foram citadas a A&D e a Tecno Clean, que vêm sendo ligadas ao caso e trocaram acusações sobe a responsabilidade pela venda do material. Além delas, Atias Química, Acrolimp Produtos De Limpeza, Pantec Tecnologia para Alimentos e Bella Donna Natural estão na lista da Anvisa.

A pasta ainda determinou a proibição da distribuição, comercialização e uso de todo o propilenoglicol que contenha números de lotes com os códigos 5053C22 e 4055C21 (acrescentado ou não por letras iniciais complementares) e dos produtos fabricados a partir deles.

“Durante a investigação, conduzida em conjunto com órgãos estaduais e municipais do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está sendo identificada uma rede de distribuição e venda dos lotes de propilenoglicol com indícios de contaminação. A investigação ainda está em andamento”, publicou a Anvisa.

Veja a lista completa com os nomes das empresas e os lotes de produtos com indícios de contaminação:

Tecno Clean Industrial Ltda
Lotes: AD 4055 C21 e AD 5035 C22

A&D Química Comércio Eireli
Lotes: AD 4055 C21 e AD 5035 C22

Atias Mihael Comércio de Produtos Químicos Ltda
Lotes: 98088/220, 98489/200, 98588/220, 99578/220, 99867/220, 99991/220, 100196/220, 100310/220 e 100353/220

Limpamax Comércio Atacadista de Produtos de Higiene e Limpeza Ltda
Lote: AD5035C22

EJTX Comércio e Produtos Alimentícios e Máquinas e Equipamentos Industriais Ltda (nome fantasia: Pantec Tecnologia para Alimentos)
Lote: AD5035C22

Bella Donna Produtos Naturais Ltda
Lotes: AD 5035 C22 e AD 4055 C21.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.