Na próxima quarta-feira (14) vai ter bolo no Zoo de BH. A ‘iguaria’ feita de frutas, legumes, cereais e sementes será oferecida à família de gorilas para comemorar o aniversário de Jahari, segundo gorilinha nascido aqui em Belo Horizonte, lá mesmo no Zoo, sob supervisão da equipe de educação ambiental da Fundação de Parques Municipais e Zoobotânica.
O aniversário de Jahari, na verdade, é hoje (10), mas só será comemorado na quarta-feira porque os profissionais que cuidam dele e de toda família querem aproveitar a data para bater um papo com os visitantes sobre seus hábitos, falar sobre as ameaças que rondam a espécie e como o ser humano pode contribuir para sua preservação.
Jahari é apenas um mês mais velho que seu meio-irmão Sawidi, o primogênito da família que tem ao todo sete animais, sendo 4 filhotes. Entre eles uma fêmea, fato menos comum nos grupos sob cuidados humanos em todo o mundo.
De acordo com a equipe da Fundação, Jahari é muito esperto, presta atenção em tudo o que está acontecendo ao seu redor. Ele também é alegre, doce e um pouco “mandão”. Glutão de carteirinha, adora a hora das refeições. Gosta de quase tudo que lhe oferecem, especialmente frutas, cenoura, beterraba, alface, brócolis, salsão, iogurte, biscoitos e, principalmente, os bolinhos feitos pela equipe de nutrição do Zoo BH. Só não lhe venham com mostarda e espinafre… Jahari franze o semblante e faz cara de “poucos amigos”.
Barriga cheia, o gorilinha acompanha Sawidi em todas as peraltices, correndo e subindo nas árvores e troncos e explorando o recinto, quase sem se importar com a presença do público. Ele também é muito ligado ao outro irmão, Ayo, e gosta de imitar o pai, Leon, demonstrando que, quando chegar a maturidade, será um excelente silverback (costas prateadas), como é chamado o gorila líder do grupo.
Zoo de BH é referência
Belo Horizonte é a única cidade da América do Sul que possui um grupo de gorilas e conseguiu desenvolver um bem-sucedido programa reprodutivo do animal. Por isso os aniversários de cada um dos filhotes e o desenvolvimento e convívio saudáveis do grupo é tão comemorado pela equipe responsável.
Há mais de 40 anos o Zoológico de BH mantém gorilas da subespécie Gorilla gorilla gorilla (também chamada popularmente de “gorila da planície ocidental”) em seu plantel e busca a manutenção e reprodução dos animais.
O bate-papo com o público, na próxima quarta-feira, acontecerá no túnel dos gorilas, das 9h às 11h e das 14h às 16h. A participação é gratuita.
Sobre os Gorilas
Os gorilas da planície ocidental, nativos da região centro-oeste do continente africano, aparecem na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN2020-1) como espécie “Criticamente Ameaçada”. As principais ameaças são: destruição dos ambientes naturais na África, conflitos e guerras civis na sua área de ocorrência, caça e doenças.
Os gorilas vivem, em média, 35 anos, em grupos constituídos por cinco a 30 indivíduos, liderados por um macho adulto dominante. A liderança é conseguida graças à sua experiência e suas habilidades em proteger o grupo e não somente por causa de sua força.
Quando atingem a maturidade sexual, esses animais saem do grupo. Os machos podem formar grupos de solteiros ou ficar solitários até encontrar fêmeas para constituir a sua própria família. Para as fêmeas, essa migração se dá por volta dos oito anos e, para os machos, a partir dos 11.
(*) Com informações da Prefeitura