Ouvindo...

Após morte em operação policial, manifestantes fecham trecho da avenida Amazonas em BH

Grupo composto por moradores do aglomerado Cabana do Pai Tomás protesta contra casos recorrentes de violência da PM

Manifestantes queimaram pneus para bloquear um dos sentidos da avenida Amazonas

Moradores do aglomerado Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, fazem uma manifestação na avenida Amazonas, altura do bairro Nova Gameleira, no começo da noite desta terça-feira (30). O grupo, formado por algumas dezenas de pessoas, protesta contra operações truculentas da Polícia Militar na região, que inclusive terminou com uma morte em ação nesta manhã.

De acordo com a BHTrans, que controla o trânsito na capital, ambos os sentidos da avenida foram bloqueados pelo ato. Os manifestantes seguram cartazes e queimaram pneus sobre a pista, impedindo o fluxo de veículos. A retenção no sentido bairro se aproximava da avenida do Contorno, mas o fluxo foi liberado por volta das 20h. No sentido Centro, o trânsito chega quase no Anel Rodoviário.

Mensagens que circulam nas redes sociais indicam que os moradores organizaram o ato de forma pacífica, questionando a violência das ações policiais e dizendo que alguns deles “estão usando o trabalho para executar jovens dentro da comunidade”. O comunicado diz ainda que os moradores “não vão aceitar de braços cruzados”.

Até o momento, não há qualquer registro de ocorrências ligadas à manifestação. A BHTrans acompanha o ato no local, e ajuda na orientação de motoristas junto com a PM. Ainda não há informações sobre possíveis deslocamentos do grupo ou horário para encerramento da manifestação.

A BHTrans indicou ainda uma lista de desvios para o transporte coletivo por conta do protesto. Confira:

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.