Já está na Justiça o caso envolvendo perda de cabelo após técnica de alisamento feita em dezenas de mulheres no bairro São Benedito, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte RMBH). Quinze vítimas se reuniram com advogados para traçar medidas cíveis e criminais.
O caso repercutiu após uma digital influencer publicar um vídeo mostrando a queda capilar depois de realizar uma progressiva no salão Fio Carioca.
“Inicialmente, me disseram que era só eu. Então, eu não tinha noção do que realmente era até começar a chegar muitos, muitos e muitos relatos. Recebi mais de 100 relatos. Então, resolvi então colocar na internet como uma forma de alerta”, disse Lorena Lopes, que não descarta ter que raspar a cabeça para recuperar os fios.
Vitória Natalie Camargo é outra vítima que passou pelo salão. Ela fez um tratamento chamado ‘Botox’. “O meu cabelo caiu e muito e não parou. Estou correndo risco de ter que cortar curtinho. Ele está ‘plastificado’ como se fosse cabelo de boneca”, contou. Ela ainda contou que o mesmo ocorreu com a mãe dela.
A noiva Sara Silva estava com as fotos pré-nupciais marcadas, mas desistiu após a queda de cabelo. “Meu cabelo caiu muito. Na parte da frente (da cabeça), fiquei com uma falha. Eu desanimei de fazer minhas fotos”, disse.
Sara contou que, no primeiro momento, achou que a queda pudesse fazer parte do tratamento. “Eu achei que era normal até minha irmã ver os ‘stories’ da Lorena. Eu tomei um baque”, contou.
Os valores dos procedimentos são de R$290. Mas, Vitória conta que, na promoção, pode chegar a R$100. “Não houve reembolso. Me deram um cronograma capilar, mas nunca mais me procuraram. Sumiram”, disse. Para Lorena, o salão ofereceu uma cesta com produtos para cuidados. “Até o momento, pagaram só um shampoo”, completou.
Agora, elas se unem para buscar providências judiciais. “A nossa intenção não é só buscar a indenização possível. Mas, de fato, fazer Justiça e buscar uma responsabilização criminal. As vítimas sofrem com perda de cabelo e com danos que vão ser apurados ao longo das investigações. Isso porque não se sabe a gravidade que as lesões acarretam pelo uso desses produtos”, disse Warley Costa, um dos advogados nessa causa.
O que diz o salão
A reportagem da Itatiaia conversou com um dos responsáveis do salão Fio Carioca. Identificado apenas como Jefferson, ele disse que está surpreso com tantas denúncias.
“Eu até estou surpreso porque eu tomei conhecimento desses fatos ontem (terça-feira (23). Se isso realmente tivesse acontecido, eu teria que procurar o salão pra gente dar todo o suporte. Portanto, apenas uma procurou. Ela está sendo a causadora de tudo que tá acontecendo nas redes sociais”, disse.
Ele garante que todo o suporto foi dado à vítima. “Isso é mentira dela, sabe por quê? Porque uma ou duas que nos procuraram, a gente deu todo o suporte e mandou elas voltar aqui. Mandamos produtos, fizemos um pix para ela que ela fizesse uma consulta”, completou.
Jefferson disse que, após a repercussão nas redes sociais, ele e a esposa estão sendo ameaçados. “Vamos entrar com uma ação contra elas. Se ela tinha razão, ela perdeu porque elas não têm que influenciar as pessoas”