Ouvindo...

Jovens de 18 a 29 anos são os mais endividados em BH, aponta pesquisa

Mais da metade das dívidas está concentrada nessa faixa etária para a capital; idosos estão menos endividados em 2022

Mais de metade das dívidas são de responsabilidade de jovens entre 18 e 29 anos em BH

Os índices de inadimplência em Belo Horizonte subiram 0,78% de maio para junho deste ano, conforme pesquisa divulgada pela Câmara dos Dirigentes Lojistas da capital (CDL/BH). E quem mais impacta nesse crescimento são os adultos entre 18 e 29 anos, que concentram 55,1% das dívidas.

“Dentre os fatores que explicam o endividamento entre essa faixa da população está o uso excessivo do cartão de crédito. Com a alta taxa de juros vigente, tem sido cinco vezes mais caro utilizar o crédito. Por este fator e também pela média salarial mais baixa, a população dessa faixa etária tem se endividado progressivamente”, detalha o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O dirigente reforça que o planejamento financeiro é essencial, incluindo o pagamento integral de faturas dos cartões. Souza e Silva sustenta que devem ser priorizadas as contas essenciais, e é muito importante fugir de refinanciamentos e pagamentos parciais de faturas.

De acordo com o Banco Central, a taxa de juros cobrada em faturas atrasadas estava em 364% em abril. Para os brasileiros que optaram pelo pagamento parcelado, a taxa média cobrada foi de 175,1%.

Idosos e perfil por CPF

Ao contrário dos jovens, os idosos entre 65 e 94 anos foram os que menos concentraram dívidas em junho, com 13,09%. Isso se deve ao pagamento antecipado da primeira parcela do 13° salário, que permitiu aliviar as contas e aumentou o poder de pagamento dessa população.

A pesquisa revelou ainda que, em comparação com maio, junho teve um aumento de 1,83% de dívidas por CPF. Na análise entre junho deste ano e junho de 2021, o crescimento foi de 10,28%. Segundo o levantamento, as dívidas por CPF estão aumentando devido ao cenário econômico desfavorável, à alta taxa de juros e ao processo inflacionário crescente. Esses fatores promovem um desgaste da renda e comprometem a adimplência das famílias.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.