Haja cobertor! Nesta sexta-feira (12), o dia amanheceu com os termômetros marcando 10.8ºC em Cercadinho, na região Oeste de Belo Horizonte. Mas, a sensação térmica na região foi muito menor: -9ºC . Essa é a informação divulgada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A meteorologista Anete Fernandes, do Inmet, a previsão é de céu claro a parcialmente nublado. A máxima estimada 24 °C. “Durante a madrugada, BH teve ventos com mais de 60 km/h”, disse.
A Defesa Civil da capital mineira já tinha chamado a atenção para o frio. A previsão é de que, nas primeiras horas do dia, os termômetros marquem 10 °C até a próxima terça (16).
A massa de ar seco deixa os índices de umidade relativa do ar abaixo de 30%. O alerta foi emitido pelo órgão e é válido até às 18h de segunda-feira (15).
Hoje, a umidade relativa mínima do ar fica em torno de 20% a 25% à tarde. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o índice de umidade relativa do ar ficar abaixo dos 30%, o quadro já é considerado preocupante, pois o nível ideal vai de 60 a 80%
Ciclone
Os próximos dias serão mais frios e terão ventania forte devido à formação e deslocamento de um ciclone, que vem do Sul do Brasil. Os efeitos do fenômeno já foram sentidos na noite desta quarta-feira (10), quando a queda de temperatura e ventos fortes atingiram várias regiões do Brasil.
De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), parte de Minas Gerais terá um declínio na temperatura e os termômetros podem chegar aos 5ºC.
Já os ventos podem atingir até os 100km/h. As temperaturas devem aumentar somente na próxima terça-feira (16), com frio na parte da manhã e calor à tarde.
As regiões mineiras atingidas serão: Metropolitana de Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Vale do Rio Doce, Vale do Mucuri, Norte, Campo das Vertentes, Sul, Sudoeste, Jequitinhonha, Noroeste e Oeste.
Com informações de Mariana Cavalcanti