O ônibus MOVE, da linha municipal 62, estava rodando de forma irregular quando atropelou uma idosa de 62 anos na pista exclusiva da Avenida Cristiano Machado na manhã desta sexta-feira (5).
A polícia militar confirmou à reportagem da Itatiaia que, além de apresentar documentos de licenciamento vencidos, o veículo também possui problemas elétricos.
Apesar das irregularidades, o acidente aconteceu devido à travessia inadequada da vítima, que atravessou a avenida por baixo de uma passarela. A idosa foi encaminhada para a UPA Norte com ferimentos leves na perna direita, mas sem maiores complicações.
O motorista do ônibus, Aslei de França, comentou que levou um susto ao avistar a senhora passando pela pista exclusiva do MOVE: “é muito difícil a gente imaginar que vai passar uma pessoa ali, porque tem a passarela pra ela passar por cima e ela ainda estava olhando para o lado oposto da rua”. França, entretanto, ressalta que este tipo de travessia acontece com frequência, “temos que ficar bastante atentos porque o pessoal passa despercebido”, conta.
BHTrans
Segundo a BHTrans, apesar da irregularidade no licenciamento, a autorização do tráfego que analisa a parte técnica do veículo está em dia.
O subtenente da Polícia Militar, Denilson Azevedo, reforça a declaração da BHTrans. “No vínculo entre o licenciamento e a documentação da BHTrans, a parte da BHTrans estava correta. O licenciamento estadual do veículo é que está atrasado”, explica.
Em nota, o Setra-BH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte) esclareceu que acionou a empresa responsável pela operação da linha para apurar o motivo do veículo não estar com o documento em dia e providenciar o quanto antes a sua regularização. Ainda, o sindicato informou que muitos documentos pagos estão demorando para serem baixados devido à pandemia.
Questionada pela reportagem da Itatiaia, a Saritur, empresa responsável pelo ônibus, não prestou esclarecimentos.
Por Mariana Cavalcanti com informações de Fabiano Frade