Ouvindo...

Estreia do 5G em BH: o conflito entre sinal melhor e aparelhos incompatíveis

Assim como BH, Porto Alegre e João Pessoa também recebem o sinal a partir de hoje

Paloma Cíntia testa 5G nesta manhã

A partir desta sexta-feira (29), Belo Horizonte começa a ter redes 5G ativadas e disponibilizadas pela Claro, Tim e Vivo. Ele é a evolução da telefonia móvel e traz inovações em relação à tecnologia anterior, o 4G. Segundo operadoras, moradores de mais de 70 bairros já podem testar a tecnologia.

A data foi definida pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi) na faixa de 3.625 a 3.700 MHz.

A reportagem da Itatiaia percorreu, nesta manhã, pelo bairro Palmares, na Região Nordeste da capital - um dos bairros contemplados pela nova ferramenta. Confira a lista

Lá, encontrou a autônoma Paloma Cíntia, de 24 anos, que é moradora no bairro Nova Cintra, na Região Oeste de Belo Horizonte, Ela disse que testou o sinal e se surpreendeu. “Já funciona e funciona muito bem. Meu menino assiste muito desenho no meu telefone e está bem melhor”, contou.

O morador Wellington Lopes não tem celular compatível com a tecnologia. “A expectativa é esperar no fim do ano trocar o celular. Espero que tenha uma conexão mais estável e maior velocidade. Essa é a promessa,” disse.

Leia também: Nove perguntas e respostas sobre o 5G

Ele disse que vai buscar saber com vizinhos. “Quero saber se já está podendo usufruir, perceber qual é a diferença. A diferença tem que ser visível, senão a gente continua com a mesma tecnologia.”

Ele disse que o 4G ainda falha. “Tem hora que funciona bem, tem hora que não. Vamos ver”

Na região Centro-Sul

Na Praça da Liberdade, no bairro de Lourdes, dois turistas com aparelhos compatíveis ao 5g disseram à reportagem que o sinal não está funcionando. Também há relatos de que a tecnologia ainda não está apta na Savassi no fim desta manhã.

Conforme a reportagem publicada ontem pela Itatiaia, um primeiro momento, o sinal deve oscilar entre as redes 4G e 5G. Os aparelhos compatíveis com a tecnologia vão buscar o sinal 5G o tempo todo — isso vai levar o consumo de bateria desses celulares a aumentar.

Vinicius Caram, superintendente de Outorgas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), disse que a instabilidade será resolvida à medida que as redes de 5G puro forem ativadas pelas operadoras.

A Claro informou que está operando normalmente em Belo Horizonte. “Muitos clientes estão tendo problemas com aparelhos que eles acreditam ser compatíveis com o 5G e não são ou aqueles que possuem aparelhos que suportam a tecnologia, mas que ainda não tiveram o software atualizado pelo fabricante, caso de algumas versões do iPhone, por exemplo”, disse.

A Tim também disse que não houve problema com a rede.

Outras capitais

Assim como BH, Porto Alegre e João Pessoa também recebem o sinal a partir de hoje e se somam a Brasília, onde a ativação foi feita no início do mês.

Desde então, segundo os conselheiros da Anatel, na capital federal a cobertura vem sendo expandida rapidamente, com a otimização da rede seguindo o cronograma que estabelece os prazos máximos para que as empresas instalem novas estações.

O Gaispi voltará a se reunir no dia 10 de agosto, quando os conselheiros avaliarão a liberação do sinal do 5G em outras capitais. (Com informações de Roseli Andrion)

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.