Empresas e pessoas físicas que fizeram intervenções ambientais na Serra do Curral, em Belo Horizonte, são alvo de uma operação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, com o apoio do Batalhão da Polícia Militar de Meio Ambiente, nesta segunda-feira (11).
Ao todo, cinco equipes com policiais e fiscais, sendo quatro terrestres e uma aérea com um helicóptero, buscam 23 alvos. A Semad explicou que, entre os alvos, as quatro mineradoras que possuem empreendimentos na Serra do Curral serão verificadas.
De acordo com o subsecretário de Fiscalização da Semad, Coronel Alexandre Leal, diz que imóveis irregulares e outras atividades podem ser alvo da ação. “Temos uma equipe de apoio aéreo e quatro em terra, verificando todos esses 23 empreendimentos pré-estabelecidos prioritários e também outros que por ventura sejam verificados durante a fiscalização”.
No decorrer da operação, empresas poderão ser multadas e, inclusive, podem ocorrer prisões em flagrante. “A legislação ambiental tem previsibilidade de prisão em flagrante para os crimes ambientais, multas e restrições, como embargo, suspensão de atividade, entre outros”, destacou o subsecretário:
“Vimos uma necessidade, considerando os dados e informações que a diretoria de inteligência levantou, de fazer uma mobilização e uma grande operação de todos os empreendimentos e intervenções possam estar irregulares naquela região”, completou.
* matéria em atualização