Ouvindo...

Plop Champagne: Printemps em Champagne

A semana de celebração da primavera borbulhante

Grands Crus d’Exception, na prefeitura de Reims

Printemps em francês é primavera. E durante a estação, em abril de todos os anos, a região de Champagne é cenário para um evento que dura aproximadamente uma semana, e celebra o período florido. Aproveitando, claro, para apresentar os vinhos base da última safra colhida, que nesta época do ano já passou da fase final de blend (uvas colhidas em setembro do ano anterior). O período de blend acontece geralmente entre janeiro e março.

Durante os dias escolhidos, toda a região conta com diversos eventos de degustação, culturais e gastronômicos, em diferentes locais.

Tive o prazer de estar presente em algumas edições, e a honra de degustar o que se tornaram os grandes champagnes alguns anos depois. Muitas feiras para profissionais da área acontecem nesta semana, geralmente em locais icônicos como a Prefeitura de Reims, o belíssimo Museu do Champagne em Épernay, o Marché du Boulingrin, dentre outros. Os turistas que tiverem interesse também são muito bem-vindos na maioria desses eventos, mediante pagamento de ingressos.

“O Printemps de Champagne é mais do que apenas um festival de vinho, é uma celebração da vida, da cultura e da alegria de se deliciar com uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Assim como a primavera floresce na região de Champagne, também floresce o espírito de camaradagem e apreciação por este icônico vinho espumante,” Champagne Club Richard Juhlin

Os eventos costumam ser divididos em algumas associações de Vignerons, como, por exemplo, o Bulles Bio de produtores biodinâmicos e o Grands Crus d’Exception, que reúne apenas rótulos de vilas Grand Cru. Neles é possível conhecer os produtores e degustar suas criações e novidades. Uma excelente pedida para ampliar o portfólio de champagnes!

O interessante dessas feiras é que você tem a oportunidade de provar os tais vinhos base que tanto falo, também conhecidos como “Vin Clair”. Isso não é algo sempre disponível, nem comum. E é uma experiência diferente, entender o que tem por trás das borbulhas, como a magia acontece com a mistura de diferentes uvas, regiões e estilos, para formar o DNA dos champagnes. Para quem nunca provou saiba: não é lá um vinho delicioso, nem pronto, e tem uma acidez muito elevada, mas já demonstra todo o potencial do resultado posterior e características da safra em questão.

A Printemps acontece, geralmente, na terceira semana de abril e dura quatro dias, com diversos eventos e degustações simultâneas. Se estiver pela região na época, vale saber o que tem disponível para participar! Santé!

Leia também

Enófila, WSET nível avançado em vinhos, especializada na região de Champagne pelo Wine Scholar Guild (WSG Champagne Master Level). Administradora por formação, e apaixonada por escrever e compartilhar sobre a região borbulhante mais famosa do mundo. Compartilho minhas vivências nas temporadas anuais que passo na França, e trago dicas e histórias por trás dos rótulos.