Printemps em francês é primavera. E durante a estação, em abril de todos os anos, a região de
Durante os dias escolhidos, toda a região conta com diversos eventos de degustação, culturais e gastronômicos, em diferentes locais.
Tive o prazer de estar presente em algumas edições, e a honra de degustar o que se tornaram os grandes champagnes alguns anos depois. Muitas feiras para profissionais da área acontecem nesta semana, geralmente em locais icônicos como a Prefeitura de Reims, o belíssimo
“O Printemps de Champagne é mais do que apenas um festival de vinho, é uma celebração da vida, da cultura e da alegria de se deliciar com uma das bebidas mais apreciadas do mundo. Assim como a primavera floresce na região de Champagne, também floresce o espírito de camaradagem e apreciação por este icônico vinho espumante,” Champagne Club Richard Juhlin
Os eventos costumam ser divididos em algumas associações de Vignerons, como, por exemplo, o Bulles Bio de produtores biodinâmicos e o Grands Crus d’Exception, que reúne apenas rótulos de vilas Grand Cru. Neles é possível conhecer os produtores e degustar suas criações e novidades. Uma excelente pedida para ampliar o portfólio de champagnes!
O interessante dessas feiras é que você tem a oportunidade de provar os tais vinhos base que tanto falo, também conhecidos como “Vin Clair”. Isso não é algo sempre disponível, nem comum. E é uma experiência diferente, entender o que tem por trás das borbulhas, como a magia acontece com a mistura de diferentes uvas, regiões e estilos, para formar o DNA dos champagnes. Para quem nunca provou saiba: não é lá um vinho delicioso, nem pronto, e tem uma acidez muito elevada, mas já demonstra todo o potencial do resultado posterior e características da safra em questão.
A Printemps acontece, geralmente, na terceira semana de abril e dura quatro dias, com diversos eventos e degustações simultâneas. Se estiver pela região na época, vale saber o que tem disponível para participar! Santé!