Ouvindo...

Plop Champagne: Édition Volutes by Champagne Perrier-Jouët

“Objets Extraordinaires Collection” e suas luxuosas garrafas especiais

Dando sequência à matéria do último mês, trago mais novidades e inovações do mercado: além das “clássicas” intervenções em garrafas de champagne que mostrei por aqui, as marcas estão indo além. A arte se fundiu com a exuberância dos metais e pedras, bordados, esculturas. Com artistas de grande renome, destacando cada vez mais a alta valorização do artesanal e do “hand made”.

A Maison de champagne Perrier-Jouët lançou, nos últimos dias, a Édition Volutes, que significa redemoinhos em francês. Ressaltando a exclusividade, foram feitas apenas 10 garrafas Jeroboam (3 litros de champagne) do cuvée Belle Époque. Inspiradas na Art Nouveau com graciosos redemoinhos típicos desse movimento artístico, retratando em diferentes dimensões o desabrochar das famosas anêmonas.

Essa criação requintada é uma collab com a Maison de bordados de alta costura, Atelier Montex, um dos famosos homenageados em Métiers d’Art da Chanel desde 2011 (desfile que destaca e valoriza o trabalho manual dos ateliês parceiros da marca).

A edição faz parte de uma coleção mais abrangente, a Perrier-Jouët Objets Extraordinaires Collection, “uma série de criações excepcionais elaboradas a partir dos melhores materiais pelos artesãos mais habilidosos em uma exibição deslumbrante de savoir-faire que complementa os raros e preciosos cuvées vintage da Belle Époque da Maison.”

Empregando materiais e técnicas da Alta Costura, uma única parte da decoração pode levar 160 horas para ser concluída. A estrutura é composta por flores e folhas, em redemoinhos que circulam elegantemente a garrafa. Cerca de 8.000 miçangas e lantejoulas, 70 pedras de cristal, madeira e ouro 24 quilates compõem cada peça singular. O auge da exclusividade, luxo e requinte.

Obviamente, para acompanhar as grandes criações artísticas, o champagne escolhido não poderia ser menos exclusivo. Para essas intervenções, foram escolhidas três grandes safras de Perrier-Jouët Belle Époque pela chef de cave Séverine Frerson. As garrafas saíram diretamente da Oenothéque, que é a biblioteca de garrafas reservadas para degustações ao longo dos anos pelas equipes de enólogos, lançamentos de safras antigas ou de edições especiais como essa. Os anos escolhidos foram 1999, 2008 e 2012.

Leia também

Safra 1999

Uma safra madura, redonda, generosa. Acidez baixa. Notas florais e de frutas exóticas. Mel, brioche e sutis notas tostadas, damasco e limão cristalizado realçam a generosidade desse cuvée.

Safra 2008

Ano frio, com acidez marcante na medida. Ano com notas altíssimas na região, onde as três principais uvas performaram muito bem. Nesse cuvée, aromas de flor de laranjeira e pêssego, complementados por notas tostadas que se desenvolveram ao longo do tempo. “Um excelente vintage definido pela estrutura e grande delicadeza.”

Safra 2012

Grande e famosa safra em toda a região de Champagne. Ano quente, com grande concentração de sabores nos cuvées. Grande ano para Pinot Noir. No caso de Belle Époque, possui notas e nuances similares à safra 1999. Florais e frutas exóticas são fortes características desse rótulo.

A Édition Volutes é a segunda criação da collab entre a Maison Perrier-Jouët e o Atelier Montex, que foi iniciada em 2024 com a criação de Ode à la Nature – Edition Libellule. Assim como Volutes, a primeira edição foi feita ao redor de garrafas Jeroboam, mas dessa vez, com um par de asas de libélula perfeitamente bordadas.

“Essa primeira criação foi diretamente inspirada em um design de Emile Gallé: uma mesa lateral de nogueira com pernas esculpidas representando libélulas. Essa peça notável está exposta na Maison Belle Époque em Épernay, que abriga a magnífica coleção de móveis Art Nouveau, objetos decorativos e obras de arte da Maison Perrier-Jouët – a maior coleção privativa de Art Nouveau francesa na Europa.”

E eu tive a honra de ver, ao vivo e em cores, essa mesa de Emile Gallé, tomando um café e encantada com a deslumbrante Maison Belle Époque. É inesquecível.

O custo dessas garrafas, como já imaginado, é elevado. O luxo dentro do luxo. Os pedidos são feitos diretamente para a Maison, e cada garrafa custa 100 mil euros.

Uma grande criação para colecionadores de obras de arte e apreciadores de grandes rótulos como esse. Arte, cultura e luxo andam lado a lado.

Santé!


Participe dos canais da Itatiaia:

Enófila, WSET nível avançado em vinhos, especializada na região de Champagne pelo Wine Scholar Guild (WSG Champagne Master Level). Administradora por formação, e apaixonada por escrever e compartilhar sobre a região borbulhante mais famosa do mundo. Compartilho minhas vivências nas temporadas anuais que passo na França, e trago dicas e histórias por trás dos rótulos.