A escassez de mão de obra e a mudança de cultura do mundo do trabalho, com a necessidade de inserção de pessoas com mais de 50 anos, levou o Sistema
Os benefícios para os trabalhadores com mais de 50 anos que querem se candidatar a uma vaga de emprego no setor do
O setor produtivo do comércio de bens, serviços e turismo, representado pela Fecomércio MG, já é o que mais emprega no estado, com cerca de sete entre dez carteiras de trabalho assinadas. Com a campanha, que começa a ser implementada neste mês de março, o Senac, que já atua no treinamento e na capacitação de profissionais de todas as idades, vai focar no desenvolvimento dos trabalhadores com idade a partir de 50 anos.
Mudança de cultura
A campanha 50+ também tem o objetivo de sensibilizar a sociedade para a inserção de pessoas com mais de 50 anos no mercado de trabalho. Trata-se de uma mudança de cultura para a qual o Sistema Fecomércio MG está contribuindo. O aumento da longevidade e a necessidade de mais pessoas empregadas contribuindo para a previdência social, por sua vez, é um problema cada vez mais enfrentado por todos os países. A aposentadoria chegará cada vez mais tarde.
Pesquisadores do Ibre/FGV, com dados do Caged, mostram que, de janeiro a outubro de 2024, as contratações de profissionais entre 50 e 59 anos em 2024 no Brasil cresceram mais de 130% e mais de 70% delas foram realizadas pelo setor de serviços, o que evidencia que o mercado de trabalho está se abrindo a mudanças.