O Carnaval movimentou, mais uma vez, o consumo de produtos e serviços em Minas Gerais. Dados apurados pelo Itaú Unibanco apontam um crescimento de 16,5% nas vendas realizadas pelo comércio entre o sábado de carnaval e quarta-feira de cinzas (01 a 05/03/2025), na comparação com o mesmo período do ano anterior (10 a 14/02/2024).
Os números consideram as vendas realizadas via adquirência (Débito e Crédito) e Pix QR Code, realizadas de pessoa física (PF) para pessoa jurídica (PJ), tanto no e-commerce quanto presencialmente via maquininhas da Rede.
Entre os setores que mais se beneficiaram com a alta puxada pelo Carnaval se destacam alimentos e bebidas, com crescimento de 43,6% no intervalo, mercados, com aumento de 21,5%, hotéis, com alta de 16,9%, e combustíveis, com máxima de 12,2%. O setor da construção, embora não esteja diretamente relacionado à festividade, também apresentou alta de 13,1%.
Sucesso de público
O Carnaval da Liberdade e da Tranquilidade 2025, promovido pelo
Com recorde de público em Belo Horizonte, presença de atrações nacionais e aumento no número de turistas no interior, Minas Gerais cada vez mais se consolida entre os destinos mais relevantes durante a folia no Brasil, oferecendo segurança e atrações para todos os públicos e gerando impacto econômico a partir de um modelo transversal de políticas públicas voltadas para a cultura, o turismo e a proteção do cidadão