Ouvindo...

Nova consulta pública debate construção do Parque da Linha Férrea

Participam do encontro representantes do governo de Minas e municípios de BH e Nova Lima, além da população que pode expressar suas opiniões e sugestões sobre o projeto

O Governo de Minas, por meio da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), juntamente com os municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, anunciaram a realização da segunda Consulta Pública que discutirá o termo de acordo preliminar para a criação do Parque da Linha Férrea. O evento será realizado no dia 27 de março, de 19 às 22 horas, no Auditório do Centro de Educação Integral – CEI Imaculada Conceição (Rua dos Aimorés, nº 1600, Funcionários, Belo Horizonte).

O projeto do Parque da Linha Férrea abrange uma área de 400.000 m², com 5,2 quilômetros de extensão, e tem com intuito transformar a antiga linha férrea que divide os bairros Belvedere (BH) e Vila da Serra (Nova Lima) em uma área de lazer e preservação ambiental e vai proporcionar um espaço verde para os moradores dos municípios.

A realização da consulta pública integra as ações previstas no Termo do Acordo Preliminar, celebrado em 25/2024, com a participação dos Ministérios Públicos Federal e de Minas Gerais, União, municípios de Belo Horizonte e Nova Lima, Agência RMBH e Instituto Estadual de Florestas (IEF).

Mobilidade urbana

O acordo firmado visa a proteção do meio ambiente, a minimização do adensamento populacional, a proteção da linha férrea do antigo ramal ferroviário de Águas Claras e a implementação de soluções de mobilidade urbana para o Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A primeira audiência foi realizada em dezembro do ano passado, em Nova Lima. Na ocasião, os participantes puderam expressar suas opiniões e sugestões sobre o projeto. A realização da segunda consulta ocorre no intuito de incentivar a participação popular, principalmente dos moradores de Belo Horizonte.

“A participação da comunidade é essencial para garantir que o parque reflita os desejos e necessidades de quem vive e interage com a região. Mais do que um projeto de infraestrutura, estamos cocriando um espaço de convivência, preservação ambiental e mobilidade urbana”, afirmou a diretora-geral da Agência RMBH, Ilce Rocha.

A audiência será conduzida pela equipe técnica responsável que estará disponível para responder a perguntas e discutir os detalhes do projeto. Os participantes também poderão preencher questionários e fornecer feedback online, por meio da transmissão do evento pelo canal da Agência RMBH no YouTube.

Os interessados devem validar sua inscrição por meio do formulário disponível na página do projeto (link).

Leia também

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!