A automação de processos por robôs, conhecida como RPA (Robotic Process Automation), tem se consolidado como uma ferramenta essencial para
A implementação de RPA permite que tarefas repetitivas e baseadas em regras sejam executadas por “robôs” de software, liberando os colaboradores para atividades mais estratégicas. Isso resulta no aumento de eficiência e na economia de tempo e recursos. Os setores de Atendimento ao Cliente, Recursos Humanos e Administração têm liderado a adoção dessa tecnologia no Brasil.
Um exemplo prático dentro da minha
A integração da Inteligência Artificial (IA) com RPA é outra tendência. Segundo o estudo da OTRS Group, atualmente, 59% das empresas brasileiras que utilizam RPA também empregam IA ou aprendizado de máquina em seus fluxos de trabalho, porque essas tecnologias potencializam a capacidade de adaptação e resposta a diferentes cenários.
No entanto, a adoção de RPA ainda enfrenta desafios. Muitas empresas apontam a falta de conhecimento especializado como obstáculos para a implementação dessa tecnologia. Daquelas empresas que já investiram em automação (78%), 52% possuem experiência no uso dessas tecnologias, mas 26% ainda estão em fase de adaptação – um número muito alto quando falamos da implementação de uma ferramenta que foi estudada, escolhida e investida pela empresa.
Por isso, ao investir em automação, é crucial que as organizações invistam também na capacitação dos seus colaboradores; uma transição bem-sucedida dependerá disso. A formação da equipe, nesse sentido, deve entrar diretamente no orçamento da RPA, com todo o seu potencial para redesenhar os processos de trabalho.