A
Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) anunciou uma transformação em sua governança. A partir de abril, a entidade terá um presidente executivo de mercado contratado, em vez de um profissional de algum dos seus associados, no caso as montadoras.
O atual presidente Márcio de Lima Leite lidera esta transição. Portanto, a partir do próximo dia 21 de abril, o executivo mineiro da Stellantis, deixa o cargo para dar lugar a Igor Calvet, escolhido pela diretoria para comandar a Anfavea.
“Essa mudança representa um avanço fundamental na governança da Anfavea. A decisão reforça nosso compromisso com a profissionalização e modernização da entidade, fortalecendo nossa representatividade e aprimorando o diálogo com os diferentes interlocutores do setor automotivo e do governo”, destaca Leite.
Graduado em Relações Internacionais pela Universidade de
Brasília (UnB), mestre e doutorando em Ciências Políticas pela mesma instituição, Calvet assume a missão de reforçar o protagonismo da entidade na defesa dos interesses da indústria automotiva nacional.
Com experiência em políticas industriais, comércio exterior e inovação, ele já atuou no Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e acumulou conhecimento estratégico sobre o setor. Calvet atuava, desde 2023, como diretor executivo da associação.
“A Anfavea tem um papel fundamental na construção de políticas públicas que impactam diretamente o setor automotivo e a economia brasileira. Estou comprometido em intensificar o diálogo com o governo e com todo o setor, buscar soluções para os desafios do setor e apoiar a inovação e a competitividade da indústria nacional”, afirma Igor Calvet.