Ouvindo...

Novo romance conta a história do solteirão desejado por todas e preso por nenhuma

Em “O casamento não compensa”, jornalista e escritor mineiro Dino Sávio recorre a personagens de sua infância e adolescência para escrever sobre o amor, escolhas e destino

Com um título provocativo, o novo livro do jornalista e escritor Dino SávioO casamento não compensa” não é uma tese ou reflexão sobre o matrimônio. Na verdade, trata-se de narrativa singular ambientada em um pequeno e isolado povoado nas montanhas de Minas Gerais.

Em Belo Horizonte, o livro será lançado no próximo dia 13 de fevereiro, às 19h, na livraria Quixote, na Savassi. Antes, porém, dia 11, Dino Sávio apresenta sua nova obra aos paulistas. Mas depois da capital mineira, “O casamento não compensa” vai ser lançado em Brasília, dia 18, e no Rio de Janeiro, dia 19 de fevereiro.

Segundo ele, este o livro mais desafiador de sua carreira – demorou 38 anos para ficar pronto. Isso porque, para concluí-lo os personagens que inspiraram o escritor foram pessoas marcantes da sua infância e adolescência, guardadas na sua memória como verdadeiros tesouros.

“Elas nunca se apagaram, mas encontrar o enredo perfeito para contar suas histórias, sem perder a riqueza de detalhes que marcaram suas vidas, foi um grande desafio. Reescrevi o livro inúmeras vezes até sentir que estava pronto”, revela o autor.

Em 2022, Dino decidiu recomeçar a história do zero. Dessa vez, o fio condutor do enredo foi o amor de dois personagens e as escolhas de um deles, que culminaram em desdobramentos inesperados.

A história gira em torno de Mundico, o homem mais admirado e respeitado da comunidade, amado por quase todas as mulheres do lugar, entre elas Maria do Juca do Alípio, que dedicou sua vida – dia após dia, por mais de 60 anos – a tentar conquistar seu coração.

Porém, Mundico, ungido desde a infância com um dom quase divino, usou de sua sabedoria para escapar de todas as tentativas de levá-lo ao altar, enquanto carregava o fardo de aliviar as dores e sofrimentos de seu povo.

“O amor de Maria e o papel de Mundico como um alívio para o sofrimento do povo tornaram-se incompatíveis ao longo dos anos. Até que um fenômeno natural inesperado mudou completamente os rumos da história”, conta o autor, sem revelar mais detalhes.

Para o autor, “O casamento não compensa” é mais do que uma história de solteirice. É a saga de um homem dotado de um poder extraordinário, que escapou de todas as armadilhas para o casamento, mas que encontrou em Maria do Juca do Alípio um amor persistente e inabalável.

Por seis décadas, Maria fez de seu objetivo de vida conquistar Mundico, enquanto ele lidava com os dilemas de seu papel na comunidade. Uma trama que mistura afeto, destino e reviravoltas inesperadas, assinada com a sensibilidade característica de Dino Sávio.

O prefácio do livro foi escrito pelo também jornalista e escritor Carlos Herculano Lopes, amigo de longa data do autor e membro da Academia Mineira de Letras.

Terceiro livro do autor

Este é o terceiro livro do jornalista, empresário e escritor Dino Sávio. Antes de “O casamento não compensa”, ele escreveu “Quem é de lá que vem aí?” (Ed. Letramento – 354 páginas), em 2018, e “Torre de controle” (Ed. Letramento – 126 páginas), em 2020.

Dino Sávio atuou em veículos de comunicação como rádio e TV e foi criador de jornais e revistas voltados ao turismo. Em 1994, fundou a Partners Comunicação Integrada, que se tornou a maior agência de comunicação corporativa de Minas Gerais e uma das maiores do Brasil. Atualmente, vive em sua terra natal, Itaguara, como aprendiz de fazendeiro.

Leia também

Lançamento em BH é na Savassi

  • Data: 13 de fevereiro de 2025
  • Horário: 19h
  • Livraria Quixote (Rua Fernandes Tourinho, 274, Savassi)
  • Vendas: principais livrarias, pelo email comercial@conhecimentolivraria.com.br ou pelo site www.amazon.com.br


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista, formado na PUC-MG em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Possui experiência de mais de 30 anos na profissão, com passagens em vários veículos de imprensa de Belo Horizonte (Diário da Tarde, Hoje em Dia e Estado de Minas) . Também já atuou como assessor de imprensa. É integrante da Abrajet-MG (Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo – Minas Gerais).